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Conselho de Craymer – Preservação

Controladora de Combustível

O seu motor vai ficar parado por algum tempo? Você está preparando seu motor adequadamente para este período de inatividade? 

Como toda máquina, o tempo em que o motor PT6 fica inativo pode causar tanto desgaste ou até mesmo mais do que quando ele está sendo usado rotineiramente. A Pratt and Whitney Canada nos dá algumas diretrizes fáceis de seguir, para garantir que seu motor esteja pronto para trabalhar quando você precisar. Tudo o que se refere à preservação depende do intervalo de tempo inativo, e tem consequências significativas. Se o motor inativo não for preservado conforme as diretrizes publicadas, ele pode sofrer danos por corrosão e ter sua garantia anulada. A única maneira de se avaliar danos causados por corrosão é desmontar o motor para inspecionar visualmente TODOS os seus componentes. Assim, sempre reservamos um tempo para discutir a importância da correta preservação do motor inativo.

Aqui está o que você precisa saber:

Se o motor irá ficar inativo de 0 a 7 dias, tudo o que é necessário é se certificar que o motor está protegido. Umidade e mudanças de temperatura que possam causar condensação serão os motivos para passar seu plano de preservação para um nível acima. Além disso, se houver muita salinidade na atmosfera em que você vive, você deve fazer um enxágue com água limpa (lavagem de dessalinização) no motor antes de guardar o avião. Colocar coberturas nos tubos de exaustão, nas tomadas de ar e amarrar a hélice são os únicos requisitos extras. 

O segundo intervalo de inatividade a ser considerado é de 8 a 28 dias. Este período é o mais comum na aviação agrícola. O primeiro passo é fazer o motor funcionar e depois seguir as instruções do período de 0 a 7 dias. Além disso, você precisará colocar sacos com dessecante e um indicador de umidade nos tubos de exaustão. O objetivo é manter e confirmar um nível de umidade de 40% ou menos. Verifique o indicador de umidade a cada duas semanas; substitua o dessecante e o indicador se ele ficar cor-de-rosa. Certifique-se que não haja nenhuma fonte de umidade próximo ao motor, e se houver, remova-a dali. 

Se sua agenda determinar que o motor deverá ficar inativo de 29 a 90 dias, há duas etapas adicionais a se seguir. Lave o motor por dentro e por fora, retocando qualquer uma das camadas de óleo ou graxa protetoras, e lubrifique as articulações dos atuadores. A seguir, desconecte a linha de fornecimento de combustível e a tampe na altura do aquecedor a óleo do combustível. Desconecte a linha de combustível na entrada do divisor de fluxo e acrescente o óleo de preservação apropriado. Instruções no manual de manutenção mostram como girar o motor através do arranque para substituir o combustível no sistema pelo óleo de preservação. Depois disso, é claro, você deve tampar e cobrir tudo. Certifique-se de também seguir as mesmas etapas do intervalo de 0 a 28 dias, e não se esqueça do indicador de umidade.

Engrenagens de Redução

Para alguns, o motor poderá ter de ficar inativo mais de 90 dias. Neste caso, você deve fazer tudo acima e mais: drenar o óleo, remover o filtro de óleo e cobrir as flanges e outras superfícies expostas com óleo ou algum composto de preservação, conforme descrito no manual de manutenção do motor. Coloque uma etiqueta no seu bujão de óleo informando que o óleo foi drenado e incluindo a data da parada. Se você espera que seu motor fique inativo por mais de um ano, o melhor é removê-lo da aeronave, fazer todos os procedimentos acima e colocá-lo em uma caixa de armazenamento adequada.

O que acontece se eu não fizer isso?

Se seu motor ficar inativo de 8 a 28 dias sem a devida preservação, antes de dar partida você deverá fazer um teste de Total Acid Number (TAN) no óleo do motor. Para até 90 dias de inatividade, há várias outras coisas que você deverá verificar e fazer, além de seguir procedimentos específicos para a partida e teste no solo. Se seu motor ficar parado até um ano sem medidas de preservação, inspeções dos bicos injetores, dos acessórios em bancada e outras serão exigidas. Além disso, o motor deverá ser desmontado e inspecionado quanto a corrosão.

Uma alternativa mais fácil é fazer o motor funcionar semanalmente. Isso pode parecer um incômodo, mas talvez não quando se compara com o custo das inspeções e da substituição de peças. Ao fazer estes funcionamentos no solo, você deverá manter o motor a 80% de potência por 10 minutos, reduzindo a condensação no sistema de lubrificação e evitando a estagnação do combustível.

Lembre-se que se você não registrar na caderneta o trabalho de preservação feito no seu motor, é como se ele não tivesse sido feito. A preservação do motor deve ser documentada. Tudo isso é especialmente importante se seu motor ainda estiver na garantia da Pratt & Whitney Canada. Você não vai querer se arriscar a perder sua garantia porque seu motor não foi preservado ou armazenado corretamente.

Como sempre, apenas quero passar para você as melhores práticas para que seu motor funcione sem problemas pelo tempo mais longo possível. Dedique o tempo que for necessário para proteger o seu motor, como se fosse para sua própria proteção, e ele estará lá para funcionar quando você precisar dele. 

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e é instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail robertc@covingtonaircraft.com ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.

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