Início AvAg 2024 Papo de Cabine – Uma Ótima Experiência com Ótimas Pessoas

Papo de Cabine – Uma Ótima Experiência com Ótimas Pessoas

Estou escrevendo este editorial como reflexo da excelente viagem que fiz ao Brasil em agosto. Todas as viagens que fiz à América Latina foram sempre muito gratificantes. Esta última, feita em agosto, não foi exceção.

Ela começou com um final de semana prolongado em uma pousada de pesca junto ao rio Cuiabá. Este “acampamento de pesca” era excepcional em termos de acomodação, comida, hospitalidade e, é claro, peixes. Viajando com meu velho amigo e agora editor de Agir Update, Ernesto Franzen, experimentamos o prazer de pegar e logo depois soltar uma variedade de dourados e piranhas.

O cenário do Pantanal é deslumbrante, especialmente quando se considera que as águas do rio Cuiabá estavam infestadas de piranhas e em cada curva do rio havia jacarés famintos. Eu sei, jacarés geralmente não atacam humanos adultos, mas eu não estava disposto a verificar isso! Já fui a muitos lugares e fiz muitas coisas além de voar aviões agrícolas: participei da captura de rinocerontes em Moçambique, da busca por cangurus na Austrália, da caça de cães-da-pradaria nos EUA, escapei de vários tipos de animais selvagens no Kruger Park da África do Sul e muito mais. Mas o Pantanal sempre estará no topo da lista das minhas viagens a serem lembradas. Obrigado, Brasil!

O Sindag organizou um excelente congresso neste último agosto em Santo Antônio do Leverger, ao sul de Cuiabá, no Mato Grosso. A quantidade de expositores e frequentadores foi notável, talvez um dos maiores congressos de aviação agrícola a que fui nos meus 50 anos de congressos. Quero agradecer a todas as incríveis pessoas que visitaram o estande de AgAir Update Brasil. Reencontrei muitos antigos amigos e fiz novas amizades. Sou especialmente grato àqueles que renovaram suas assinaturas de AgAir Update, bem como aos que fizeram suas primeiras assinaturas: obrigado, e bem-vindos, novos leitores! Não devo me esquecer de citar os expositores que anunciam em AgAir Update. São eles que tornam possível nosso trabalho de trazer a você esta publicação mensal, com seu apoio financeiro e suas contribuições técnicas.

Porém, há mais duas entidades à qual devo um grande agradecimento, o Sindag e o Ibravag. Suas contribuições para as páginas de AgAir Update tornam nossa publicação ainda mais valiosa para nossos leitores. O mesmo vale para o seu apoio viabilizando a presença de AgAir Update no congresso. A aviação agrícola brasileira estaria em maus lençóis não fosse os esforços incansáveis destas duas organizações em sua defesa. Obrigado, Sindag. Obrigado, Ibravag.

Há mais de ano, passei o bastão de editor de AgAir Update na América do Sul para o Franzen. Ele está fazendo um trabalho excelente. Se não fosse assim, eu não estaria o elogiando neste editorial, à vista de todos os meus leitores. Ele foi a escolha perfeita para esta função.  Ele completará 30 anos de envolvimento com AgAir Update no ano que vem. Este é um longo tempo em qualquer atividade. Ele foi piloto agrícola na ativa por 11 anos e entende a profissão. Ele tem um bom conhecimento de computadores, da sua “outra” vida, antes de descobrir a aviação agrícola. E, para meu espanto, ele é fluente em inglês, espanhol e óbvio, português. Em meus mais de 30 anos viajando pelo Brasil, não consegui aprender o português, uma língua difícil, para dizer o mínimo! Agora estou velho demais para estudar alguma coisa.

Falando da minha idade, completando 72 anos mês que vem e mais de 50 anos na aviação agrícola, chegou a hora de reduzir o ritmo e parar para sentir o aroma das rosas, ao invés de só passar olhando para elas. Enquanto eu conseguir aguentar as dez horas de voo dos EUA para o Brasil, continuarei a vir. Tenho muitos amigos aqui e gosto demais do país para deixar de voltar. Porém, não será com a mesma frequência do passado. Permanecerei eternamente grato pelas muitas experiências memoráveis que tive na América Latina. Tchau!

Até o mês que vem, Keep Turning…

Exit mobile version