Início Brasil Combatendo a Fadiga

Combatendo a Fadiga

Por Rebekah Waters, Revista FAA Safety Briefing

Imagine isso. Você saiu com amigos para assistir a um grande jogo de futebol. Você se permite beber algumas bebidas alcoólicas e comer uns petiscos enquanto veem o jogo – só um pouquinho não irá atrapalhar suas resoluções de Ano Novo!

Está ficando tarde, mas o placar está próximo do final. Você quer chegar em casa assim que o jogo terminar porque amanhã é dia de trabalho, mas seu parceiro quer ficar e comemorar a grande vitória. Isso leva a uma discussão que atrapalha a celebração, então, finalmente, você vai para casa.

Na manhã seguinte, você não acorda com o despertador. Fica sem tempo para tomar banho ou tomar um café da manhã decente, então você vai bebendo um café rápido enquanto sai correndo porta afora. O trânsito está ruim e seu humor só piora quando um motorista não deixa você passar, fazendo com que você quase perca a esquina que tinha que dobrar. Você consegue chegar no trabalho dentro da hora! Cansado e um pouco estressado, você retoma a inspeção anual iniciada no dia anterior quase no piloto automático. Na hora do almoço, você pega um fast food e um energético e depois volta ao trabalho. As festividades da noite anterior começam a pesar à medida que o dia avança. Você toma mais um pouco de café e prossegue até o final do expediente. Enquanto você fica preso no trânsito a caminho de casa, um sentimento ruim toma conta de você. Você usou o torque certo nos parafusos da cabeça do cilindro? Você verificou a direção correta do movimento dos ailerons depois de substituir o cabo desgastado?

A fadiga afeta sua capacidade de realizar o trabalho de várias maneiras.

A FAA lista a fadiga como sendo um dos “Doze Vilões” – uma lista de doze causas frequentes de erros por fatores humanos que representam cerca de 80% dos erros de manutenção. A fadiga, um estado fisiológico de redução da capacidade de desempenho físico ou mental, pode ser causada por um ou mais problemas de estilo de vida, incluindo stress, falta de sono ou exercício, má alimentação, consumo de álcool e até de medicamentos de venda livre, como os utilizados para tratar alergias ou tosse. Todo mundo sente fadiga de vez em quando, mas no mundo da manutenção de aeronaves isso pode ter consequências mortais.

A fadiga afeta sua capacidade de realizar o trabalho de várias maneiras. Ela pode afetar sua capacidade de tomar boas decisões. Sua atenção aos detalhes é prejudicada. Quando você está cansado, você não é tão cuidadoso e pode esquecer etapas ou procedimentos importantes. Alguns estudos já demonstraram que dirigir cansado pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. O mesmo pode ser dito sobre a realização de manutenção quando estiver cansado.

Então, o que você pode fazer para combater o cansaço e todos os perigos que o acompanham?

Vencer a luta contra a fadiga começa com o sono. A maioria das pessoas não consegue cumprir as oito horas por noite que todos precisamos para acordar bem descansados. Além desse requisito básico, a qualidade do sono também é importante. Interrompa a ingestão de cafeína pelo menos seis horas antes de dormir. Limite o tempo de tela à noite e evite-o completamente na hora que antecede a hora de dormir. Tente também não fazer exercícios antes de dormir. Torne o seu quarto o mais relaxante e confortável possível.

Além de melhorar seus hábitos de sono, existem outros fatores de estilo de vida que o ajudarão a combater a fadiga. Faça bastante exercício regularmente – na hora certa do dia. Tente seguir uma dieta saudável e equilibrada e limite o consumo de álcool. Esteja ciente dos efeitos colaterais de todos os medicamentos que você tomar, incluindo medicamentos vendidos sem receita médica. Encontre maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse, como conversar com um amigo, dar um passeio ou até mesmo experimentar a meditação.

A fadiga pode tomar conta de você e afetar sua capacidade de trabalhar com segurança, portanto, cuide bem de si mesmo. As aeronaves que você mantém e as pessoas que voam nelas contam com você para mantê-las seguras!

Exit mobile version