2023 em Revista

Tradicionalmente, a edição de janeiro de AgAir Update é dedicada a uma retrospectiva dos artigos das onze edições do ano anterior, de fevereiro a dezembro. Este ano, passamos a incluir junto à referência a cada edição um QR Code que você pode escanear para acessar o respectivo conteúdo integral, em seu smartphone ou tablet.

Fevereiro

Nossa edição de fevereiro apresentou a história da Ultraer Aeroagrícola, uma empresa que começou 30 anos atrás com ultraleves, passou a operar Piper Pawnees ao perceber as limitações dos ultraleves e finalmente migrou para os Ipanema, operando hoje quatro EMB-202, sendo a maioria de suas aplicações na cana-de-açúcar. Baseada em Leme, SP, como tantas outras empresas hoje em dia, a Ultraer é operada por um casal que uniu a vida profissional à pessoal.

Março

Em março, trouxemos a história do Air Tractor AT-802 nº 1.000, entregue pela AeroGlobo Aeronaves para o Grupo Moacir Smaniotto Agronegócios, do Mato Grosso, empresa agrícola com operações em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum que vem investindo forte em tecnologia de ponta para aumentar sua produtividade safra após safra. Com mais de 200 empregados, a empresa prima por atuar com sustentabilidade, combinando preservação do meio-ambiente com controle financeiro e ações sociais nas comunidades onde atua. O milésimo AT-802 marca a incrível história de sucesso do maior avião agrícola do mundo, o qual até mesmo seu projetista, Leland Snow, acreditava que venderia apenas ”10 ou 12 destes”. Hoje, só no Brasil, há 51 destes gigantes registrados no Registro Aeronáutico Brasileiro.

Abril

No mês de abril, AgAir Update trouxe a história da Precisa Aeroagrícola, empresa que Hoana Almeida Santos fundou com seu primeiro marido na Lagoa da Confusão, estado do Tocantins. Após o falecimento inesperado deste seu marido, Hoana persistiu e seguiu fazendo a empresa crescer. Hoana casou-se novamente, e com seu novo marido ajudando na gestão da empresa, adquiriram um Air Tractor AT-402B zero, avião que, como conta o novo marido de Hoana, Flávio Cunha Lemos Filho, deu um novo impulso à Precisa, atraindo novos clientes. Com este histórico de persistência e luta, não é à toa que Hoana foi eleita presidente do Sindag em junho de 2023.

Maio

Em maio, AgAir Update foi até o extremo sul do Brasil, em Santa Vitória do Palmar, para mostrar aos leitores como a aplicação de técnicas de gestão eficazes levaram a Santa Vitória Aviação Agrícola, que começou com “um Cessna e uma bolanta” – uma casinha rústica de madeira – a se tornar uma grande empresa, com seis Ipanemas operando a partir de seu próprio aeródromo. Entre os desafios enfrentados com sucesso pela empresa estão os fortes ventos da região, que além de ser uma dificuldade operacional por si só, trouxeram centenas de geradores eólicos para a região.

Junho

Na edição de junho, o pessoal técnico da Diamond Aviação, o único Centro de Serviço Hartzell do Brasil, esclareceu aos leitores de AgAir Update a importância da manutenção das hélices. Girando em torno de 2.000 RPM ou mais, as enormes forças centrífugas sobre suas pás e outras peças fazem da hélice o componente que sofre os maiores esforços em nossos aviões. Graças ao pessoal da Diamond, os leitores de AgAir Update passaram a conhecer todos os procedimentos realizados para garantir a operação segura de suas hélices a cada intervalo de manutenção.

Julho

Júlio Kämpf e sua luta em prol da aviação agrícola, como piloto, empresário e no ativismo em prol do Sindag desde 1997, foi o assunto de nossa edição de julho. Tendo atuado em três gestões no Sindag como presidente e duas como vice-presidente, além de ter exercido várias outras várias funções, Júlio é um dos dois associados com mais tempo na diretoria da entidade. Entre as várias conquistas do Sindag para a aviação agrícola neste período, Júlio destaca a certificação do etanol como combustível para os aviões agrícolas e a adequação da Instrução Normativa nº 2 de 3 de janeiro de 2008, do Ministério da Agricultura, às necessidades da aviação agrícola. Hoje, Júlio Kämpf está à frente do Ibravag, trabalhando por uma maior excelência técnica de nossa aviação. “Kämpf” em alemão significa “luta”, “combate’, e a aviação agrícola brasileira tem muita sorte de ter um combatente como Júlio lutando por ela.

Agosto

Em agosto, AgAir Update contou a história de André Oscar Schneider e Antônio Olívio Duarte Quadros, o “Vika”, dupla de piloto e técnico empresários que criaram não uma, mas duas empresas! Atualmente, eles operam a Stilo Aviação Agrícola, no interior de Tapes, Rio Grande do Sul, em um aeródromo particular que dividem com outra empresa. Com um Cessna Ag Truck, um Ag Wagon e um Ipanema EMB-202, a Stilo trata principalmente de arroz e soja, mas tem buscado novos mercados, como o repovoamento de rios com alevinos.

Setembro

A família de Eitor Martins Jr., que opera as empresas Pardal Aviação Agrícola e Cavok Drones quase exclusivamente na cana-de-açúcar, foi o assunto da edição de setembro de AgAir Update. Sediada na cidade de Ourinhos, estado de São Paulo, a Pardal Aviação Agrícola/Cavok Drones é um exemplo de operação que usa a ferramenta do tamanho certo para o trabalho que se apresenta, do Air Tractor AT-802 ao drone. Possuindo também dois Ipanema EMB-203 novos, a Pardal Aviação Agrícola é mais uma empresa que cresceu após investir em um avião de maior porte, no caso um Air Tractor AT-502, considerado por Eitor como “a melhor compra que fez”. Este AT-502 foi depois sucedido pelo atual AT-802.

Outubro

Outubro de 2023 marcou o jubileu de prata de nossas edições latino-americanas. E para celebrar nosso começo, ocorrido no Uruguai em 1998, apresentamos aos nossos leitores a AeroSoluciones, uma jovem empresa (criada em fevereiro de 2020) que opera dois aviões como motor radial no Aeroporto de Vichadero, uma pequena cidade no nordeste do Uruguai. Um destes aviões é o raro Weatherly 620B, o avião que trouxe AgAir Update para a América Latina, como relatado em outra matéria nesta edição. Hernán Benzano e Martín Ramos, sócios da AeroSoluciones, contaram como a semeadura e a fertilização de pastagens superaram as aplicações em arroz e soja quando a carne bovina se tornou a principal commodity de exportação do Uruguai. Graças a isso, a AeroSoluciones hoje opera o ano inteiro, e não mais apenas na safra de verão.

Novembro

Em clima de integração do Mercosul, a capa de nossa edição de novembro foi o Programa de Mejora Continua criado pelo Grupo APC para a FeArCA na Argentina, mas também adotado pela ANEPA para ser oferecido a seus associados, o primeiro deles a realizá-lo sendo a Progreso Aeroservicios. Consistindo em um trabalho realizado anualmente, iniciando com uma avaliação do conhecimento técnico do pessoal da empresa, passando por uma análise de seu equipamento de pulverização e terminando com testes de deposição dos aviões da empresa (podendo ser feitos também com pulverizadores terrestres e drones), o Programa de Mejora Continua se destina reduzir as pegadas hídrica e de carbono das empresas participantes e prepará-las para enfrentar as futuras mudanças que se apresentarão.

Dezembro

Fechamos o ano contando a história de como a DP Aviação, graças à união da equipe formada por seu fundador, superou o inesperado e precoce falecimento do mesmo, Diego Preuss. Um importante lembrete para todo empresário, da necessidade de planejar para a sobrevivência de sua empresa, mesmo na pior contingência.

Neste início de 2024, nos sentimos realizados por termos trazido a você, leitor de AgAir Update, o melhor em histórias, notícias e informação sobre aviação agrícola. Fiquem ligados para mais em 2024.

          

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