Seminário em Teresina abordou uso de drones e a busca parcerias esteve em pauta em conversas com entidades de regulação do setor e de fomento da agricultura
Os desafios e oportunidades do setor aeroagrícola no Brasil e a segurança das ferramentas aéreas em campo estiveram em pauta no início de abril, no Piauí. Este foi o tema da palestra do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, durante o 1º Seminário Piauiense Uso e Aplicação de Drones, nos dias 5 e 6 , em Teresina. O evento foi no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/PI), e teve o Sindag entre seus apoiadores. O assunto pautou ainda uma série de encontros institucionais do dirigente na capital do Estado.
“Buscamos também fortalecer parcerias para levar conhecimento e desmistificar o setor, além de promover as boas práticas”, assinalou o dirigente aeroagrícola. O roteiro em Teresina abrangeu a reunião com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), João Rodrigues Filho, além da visita ao titular da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu Costa.
ROTEIRO
Conforme Oliveira, o Sindag propôs participar, em maio, de uma série de eventos sobre questões agronômicas, que as entidades devem promover em maio, na capital e com possível roteiro pelo interior. Isso além da possibilidade do sindicato aeroagrícola promover um seminário online, para nivelar informações e esclarecer dúvidas dos fiscais das duas entidades.
O dirigente aeroagrícola também visitou a Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), onde conversou com diretor de Mercado e gerente do Centro Internacional de Negócios da entidade (CIN/PI), Islano Marques. Oliveira conversou também com o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí (Aeapi), Francisco Lira, e com a superintendente interina do Ministério da Agricultura no Estado, Janina Carvalho.
“Construímos pontes para desmistificar e aperfeiçoar o setor aeroagrícola no Estado, além de fortalecer sua segurança”, resume Oliveira sobre o roteiro no Estado. Lembrando que o Seminário Piauiense sobre drones teve a participação também da Schroder Consultoria Agro (associada ao Ibravag), além da XMobots, Safra Pulverização Agrícola e da Embrapa Meio-Norte.