Início Brasil Congresso Científico reforça equipe de Mestres e Doutores

Congresso Científico reforça equipe de Mestres e Doutores

Enquanto isso, seguem abertas as inscrições para pesquisas que serão apresentadas durante a programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil em agosto, no Mato Grosso

Enquanto seguem as inscrições para sua edição 2024, o Congresso Científico da Aviação Agrícola anunciou um reforço de peso no time que deve avaliar as pesquisas participantes deste ano. Entraram para a equipe a professora Maísa Santos Joaquim, que coordena o Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri) da Universidade de Brasília (UnB), e o professor Edney Leandro da Vitória, coordenador Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os novos nomes foram anunciados em uma reunião virtual do Sindag no dia 15 de abril.

Com isso, o Conselho Científico do Congresso passou a ter oito integrantes (confira a nominata completa), encarregados do recebimento e avaliação das pesquisas. A equipe é liderada pelo professor Mauricio Paulo Batistella Pasini, que segue na coordenação desde a primeira edição da iniciativa, em 2019.

O prazo de envio de pesquisas para o Congresso Científico vai até 30 de junho. Para isso, os trabalhos devem ser enviados para o Sindag pelo email sindag@sindag.org.br . Isso colocando no assunto: Congresso Científico 2024 e anexando à mensagem a Identificação de Autoria e o resumo do trabalho.

Os modelos de documentos e outras informações podem ser obtidas acessando o QR Code nesta página

TEMA

A promoção é aberta a estudantes e pesquisadores de universidades, além de consultores técnicos de todo o País. O tema central para este ano é Tecnologia e Sustentabilidade da Aviação Agrícola, com a avaliação considerando cinco eixos: Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental, Inovação na Aviação Agrícola, Boas práticas na Aviação Agrícola, Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola e Tecnologia de Aplicação com Drones.

Como nas edições anteriores, os trabalhos inscritos serão também apresentados por seus autores durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) – presencialmente ou via online. Isso no primeiro dia do evento, que este ano será de 20 a 22 de agosto, no aeroporto de Santo Antônio do Leverger (a 30 quilômetros de Cuiabá), no Mato Grosso. O resultado do Congresso Científico será divulgado no dia 22, no encerramento do Congresso AvAg. As pesquisas premiadas serão ainda publicadas na revista Aviação Agrícola.

Confira como ficou a composição do Conselho Científico do Congresso:

Maurício Paulo Batistella Pasini (coordenador) – engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia

Andréa Brondani da Rocha – engenheira agrônoma, pós-doutora em Ciências Agrárias

Edney Leandro da Vitória – engenheiro agrícola, pós-doutor em Tecnologia de Aplicação

João Carlos Deschamps – médico veterinário, pós-doutor em Ciência Agrárias

João Miguel Francisco Ruas – engenheiro agrônomo, mestre em Tecnologia de Aplicação

Maísa Santos Joaquim – engenheira florestal, doutora em Ciências Florestais

Eduardo Cordeiro de Araújo – engenheiro agrônomo, ex-piloto e ex-empresário aeroagrícola, pesquisador e pioneiro em tecnologias para o setor no País, além de um dos fundadores e ainda consultor do Sindag.

José Carlos Christofoletti – engenheiro agrônomo e pioneiro do setor aeroagrícola, ex-professor da antiga Fazenda Ipanema – onde, entre 1967 e 1991, o Ministério da Agricultura formava os pilotos agrícolas, técnicos executores e agrônomos coordenadores para as operações aeroagrícolas. Foi também chefe da Divisão de Treinamento do Centro Nacional de Engenharia Aeronáutica (Cenea), que abrangia a Fazenda Ipanema.

Pesquisas terão plateia internacional no MT

Desde sua primeira edição, em 2019, o Congresso Científico sempre ocorre dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que este ano terá como tema Tecnologia que Gera Sustentabilidade. O Congresso AvAg, por sua vez, ocorrerá de 20 a 22 de agosto, no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger (a 30 km do centro de Cuiabá), no Mato Grosso. E deve proporcionar desta vez vitrine internacional para as pesquisas apresentadas em sua programação. Isso porque o evento englobará também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola – segundo o revezamento anual que ocorre entre a entidade aeroagrícola brasileira, a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (ANEPA) e a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (FeArCA).

Para completar, o Congresso AvAg 2024 divulgou no último mês o esboço de uma programação com minicursos sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade; Boas práticas de mistura de agrotóxicos; Comunicação positiva – impacto nos negócios e na imagem do setor; Segurança de voo; Questões jurídicas e legais da atividade e Saúde física e mental dos colaboradores das empresas. Isso além da agenda pré-feira do Congresso AvAg, no dia 19 de agosto. Com uma Clínica de Aeronaves para aviões e drones, encontro com a imprensa local e abertura dos cursos de atualização de pilotos agrícolas (de aeronaves convencionais) e de operadores de drones.

Sem falar na mostra de tecnologias, equipamentos (incluindo aeronaves) e serviços e diversas outras atrações sendo preparadas na programação. Confira isso e muito mais na página do Congresso AvAg na internet, acessando o endereço congressoavag.org.br .

APRESENTAÇÃO: Novos integrantes do Conselho Científico foram participaram em abril, via web, da primeira reunião com a equipe completa.
Aponte a câmera do smartphone para o código e acesse a página do Congresso Científico.
Exit mobile version