Iniciativa lançada pelas entidades do agro gaúchas tem como foco unir informações e pesquisas, além de otimizar processos e propor políticas para ampliar em pelo menos 40% a produção no Estado
O diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, representou o setor aeroagrícola na reunião sobre o programa Duas Safras, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O encontro foi no dia 28 de janeiro pela manhã, na sede da entidade gaúcha, e teve a participação também do secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes. A reunião serviu para oficializar o ingresso do sindicato aeroagrícola entre as entidades organizadoras do Duas Safras.
Lançado em abril do ano passado, a iniciativa tem como meta ampliar em 40% a produção agropecuária gaúcha, a partir da discussão e busca de soluções em conjunto para os gargalos do setor primário. Isso abrangendo da análise das características de cada uma das regiões e com a participação de autoridades, lideranças setoriais e especialistas. Não por acaso, a largada do programa foi já com a participação do Senar-RS, Embrapa, ABPA, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz. E, em 2022, foram 3 mil produtores rurais abrangidos em seminários ocorridos até novembro, em todas as regiões do Estado.
BPA
Conforme o representante do Sindag, a proposta do setor é levar o tema aviação agrícola para os encontros e discussões, ressaltando os predicados da ferramenta aérea para produtividade e sustentabilidade e contribuindo também com ações em conjunto de melhoria contínua. Isso em dias de campo pelo Estado, contando também com a participação do Ibravag.
“Aliás, a partir da ótica do BPA (programa do Ibravag e Sebrae, apoiado pelo Sindag), já identificamos temas a serem abordados nesses encontros. Caso, por exemplo da gestão empresarial, sucessão no campo, inflação do setor, ESG (sigla inglesa para governança ambiental, social e corporativa) e novas tecnologias de aplicação”, reforça Oliveira. Além de berço do setor aeroagrícola brasileiro há mais de 75 anos, o Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota nacional do setor – com cerca de 420 aeronaves atuando em lavouras.