Evento teve 13,5 mil visitantes passando pelas suas Vitrines Tecnológicas, com a presença da tecnologia aeroagrícola pelo sétimo ano consecutivo
Após três dias de movimentação intensa na Estação da Embrapa Clima Temperado, a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terminou em 16 de fevereiro, marcando também a sétima edição consecutiva com a presença do setor aeroagrícola nas suas Vitrines Tecnológicas. A participação do Sindag e do Ibravag neste ano (o de maior movimentação da história do evento, com 13,5 mil visitantes) teve em seu estande, mais uma vez, a presença da Mirim Aviação Agrícola e agora a parceria também da EAVision (tecnologia de drones). Com destaque para a participação do Sindag entre as entidades do Programa Duas Safras – cujo seminário foi um dos pontos altos da Abertura da Colheita do Arroz 2023. Inclusive fechando a programação deste ano.
Este foi o quinto ano consecutivo de programação na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. Município gaúcho vizinho de Pelotas, que por sua vez é o berço do setor – onde ocorreu a primeira operação aeroagrícola no País, em 1947. A presença aeroagrícola foi marcada também pela já tradicional edição do Sindag na Estrada no evento – no dia 15, além da presença das associadas SkyDrones Tecnologia Aviônica (Sindag) e SC Agro (Ibravag) na mostra técnica da programação.
Some-se a isso as rodadas de reuniões com autoridades políticas e de outras instituições sobre demandas, perspectivas projetos setoriais. Além da divulgação do Congresso Nacional da Aviação Agrícola (Congresso AvAg) 2023, marcado para julho em Sertãozinho/SP.
MOSTRA E ENCONTRO
O fluxo de visitantes (com grupos a cada 15 minutos, pela manhã e à tarde) abrangeu produtores rurais, estudantes, técnicos e mesmo curiosos tendo a oportunidade de conferir de perto a tecnologia de drones e a fala sobre os predicados das aeronaves agrícolas em campo. Aliás, este ano justamente o trabalho intenso nas lavouras (que teve atrasos nos ciclos de plantio devido à saca, especialmente na soja) impediu a presença de uma aeronave no estande – a exemplo dos anos anteriores. As palestras sobre as tecnologias aéreas ficaram a cargo de representantes das empresas Mirim Aviação Agrícola (aviões) e EAVision.
Já no Sindag na Estrada, a pauta abrangeu o panorama do cenário político no Estado e no Brasil e como ele deve influir sobre o setor. A apresentação ficou a cargo do diretor operacional do Sindag, Júnior Oliveira, e teve as falas também da diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi, e da coordenadora Administrativa do sindicato aeroagrícola, Marília Luíze Schüler – abrangendo ainda plataforma de negócios do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil, que é uma parceria entre o Ibravag e o Sebrae Nacional) e os preparativos para o Congresso AvAg 2023. Além de representantes de empresas aeroagrícolas, o bate-papo teve a participação do doutor em veterinária e pesquisador em biotecnologia João Carlos Deschamps – integrante do conselho do Congresso Científico da Aviação Agrícola.
ARTICULAÇÕES
Este ano, a tradicional cerimônia de abertura da safra do arroz, ocorreu no penúltimo dia do evento (ao invés de fechar a programação, como em anos anteriores). Com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Vilmar Zanchin (MDB), do senador Hamilton Mourão (Republicanos, representando o Senado) e do deputado federal Afonso Hamm (PP, representando a Câmara Federal). Além do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes.
Na sequência da cerimônia (e logo após a tradicional chuva de arroz marcando a abertura a colheita), o diretor do Sindag Júnior Oliveira conversou com o vice-governador Gabriel Souza e o deputado Zanchin. Ele abordou com ambos a abertura de um canal direto sobre demandas e possíveis parcerias do setor com o Estado – contribuindo com a eficiência e o incremento da produção rural gaúcha.