Início Brasil Sindag e Ibravag Buscam Parceria com a UFMG em Montes Claros

Sindag e Ibravag Buscam Parceria com a UFMG em Montes Claros

TRATATIVAS: (a partir da esq) Barbosa e Colle (Sindag/Ibravag), conversaram com o vice-diretor Azevedo e o coordenador Lemes (ICA/UFMG) sobre uma possível parceria institucional.

Acordo discutido entre as instituições aeroagrícolas e a universidade mineira deve tornar anual evento do setor na Semana do Conhecimento, podendo ainda fomentar pesquisas, estágios em aeroagrícolas e uma disciplina sobre o setor


A aviação agrícola poderá ter pelo menos um evento anual na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros. Neste caso, o organizado em parceria com o Sindag e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) dentro da Semana do Conhecimento da UFMG. A exemplo do encontro Inovação e Sustentabilidade: os desafios da aviação agrícola, ocorrido em 23 de outubro, no campus do norte mineiro. É o que prevê um acordo que está sendo costurado pelas entidades aeroagrícolas com o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG.

O evento de outubro (confira abaixo) foi no auditório do ICA e seu sucesso impulsionou as tratativas para o fomento a pesquisas sobre tecnologia aeroagrícola. O acordo – cujos termos agora devem ser construídos em conjunto com direção a UFMG, busca ainda a criação nos cursos do ICA de uma disciplina sobre aplicação aérea de insumos. Além da viabilização de vagas para estágios de estudantes das Ciências Agrárias nas empresas aeroagrícolas. Também está no horizonte da parceria a criação na casa de uma pós-graduação aeroagrícola.

PESQUISA

“Se tudo der certo, esperamos ter pesquisas de alunos do ICA/UFMG já no Congresso Científico da Aviação Agrícola de 2025”, avalia o diretor executivo do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle. Lembrando que o Congresso Científico ocorre dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que no ano que vem será novamente no Mato Grosso – de 19 a 21 de agosto. Mais precisamente, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá.

Porém, independente de se oficializar acordo, o foco em ambos os lados é manter canais abertos para ajuda mútua e troca de experiências. “Dentro da proposta das entidades aeroagrícolas de promover a transparência e melhoria contínua do setor, além da aproximação com a academia e a própria sociedade”, sublinha Colle. O que inclui auxílio técnico. Por conta disso, o engenheiro agrônomo Filipe Barbosa (assessor técnico do Sindag), deve ajudar o ICA a registrar junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o drone agrícola recém adquirido pela UFMG.

Barbosa, aliás, esteve no evento da quarta-feira na Semana do Conhecimento. E participou também da primeira reunião sobre a parceria Sindag, Ibravag e UFMG , com Colle e o vice-diretor do ICA, Alcinei Místico Azevedo. Junto ainda com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFMG, Pedro Guilherme Lemes – que coordenou o evento aeroagrícola na universidade.

O dirigente aeroagrícola deixou com a liderança acadêmica um documento com o organograma de como poderia funcionar a cooperação institucional. O documento também relaciona outras 19 universidades com as quais as entidades aeroagrícolas iniciaram conversações. Das quais três possuem termos de intenção assinados e outras duas já contam com parceria firmada – neste caso, a Universidade de Brasília (que implantou o Núcleo de Estudos em Aviação Agrícola – Neaagri) e a Atitus Educação, no Rio Grande do Sul.

SETOR MOVIMENTOU AUDITÓRIO DO ICA

O encontro Inovação e Sustentabilidade: os desafios da aviação agrícola movimentou o auditório do ICA na manhã de 23 de outubro, dentro da 33ª Semana do Conhecimento da UFMG. Na abertura do dia, o diretor em exercício do Campus Montes Claros, Alcinei Azevedo, destacou a importância do evento para a conexão entre academia e mercado. “A área de aviação agrícola é uma parte muito importante do nosso setor produtivo. É notório o avanço que tivemos nesse setor nos últimos anos”, comentou.

O diretor Alcinei Azevedo falou ainda sobre a necessidade de profissionais em um mercado em crescimento e com salários atrativos. “Aqui no campus estamos avançando neste sentido, com o uso de drones que nos possibilitam avançar em aulas práticas. E esperamos que deste primeiro encontro venham também possibilidades de parcerias”.

PANORAMA DO SETOR

“Tivemos um público variado, mas principalmente alunos da área Florestal. Respondemos muitas perguntas sobre mercado de trabalho, como que os drones estão chegando no mercado e como ingressar no setor. Inclusive recebendo muitos currículos em busca de estágios na área”, destaca Colle. O diretor do Sindag abordou no encontro o panorama e perspectivas do setor, além das ações da entidade na defesa e qualificação do segmento.

“Foi extremamente positiva também a participação da Perfect Flight (com o gerente de Desenvolvimento Paulo Vilela). Trazendo a importância das tecnologias de monitoramento e de precisão e das informações para a tomada de decisões. Além do Ministério da Agricultura (com o analista Lucas Souza), que apresentou o cenário do regulatório e do desenvolvimento do setor.”

ABERTURA: o vice-diretor do IPA, Alcinei Azevedo, abriu o encontro que teve apresentações de Souza (do Mapa, à dir), Colle (ao centro, de camisa escura) e Vilela, da Perfect Flight (dir)…
…para uma plateia de estudantes, técnicos e professores da casa
Exit mobile version