Além das homenagens à equipe do Congresso AvAg – em especial para as coordenadoras operacional, Janete Lima, e administrativa do Sindag, Marília Schüller, a noite de encerramento da edição 2024 teve ainda o resultado do Congresso Científico da Aviação Agrícola. Com a premiação dos trabalhos que se destacaram entre as 24 pesquisas participantes (um recorde para o evento).
Neste ano, o concurso que incentiva trabalhos para gerar conhecimento sobre o setor teve como tema Tecnologia que gera Sustentabilidade. Onde o trabalho vencedor foi Influência da velocidade de voo na largura da faixa para um drone modelo T20P em dois volumes de aplicação, da equipe encabeçada pela engenheira agrônoma especialista da AgroEfetiva (Botucatu) Gleica Graviel. Trabalho que teve mais cinco autores, representantes da AgroEfetiva, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual Paulistas Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Botucatu).
Já o segundo lugar foi para o estudo Comparação produtiva e econômica entre a aplicação aérea e terrestre na região norte do Rio Grande do Sul. A autoria é da agrônoma Daiani Brandler, com a participação de outros cinco pesquisadores da empresa Aerodinâmica Aviação Agrícola. Em terceiro, ficou Controle químico da broca do café empregando aeronave remotamente pilotada em diferentes condições operacionais, dos pesquisadores João Paulo Cunha e Luana de Lima Lopes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já o troféu Destaque Sustentabilidade foi para a pesquisa Método inovador e promissor de semeadura direta aplicado à restauração ecológica, da pesquisadora Karine Lopes, da Universidade Federal de Jataí/GO, junto com Wilker Rezende e Normandes Bastos – respectivamente, da Escola Futuro (Mineiros/GO) e da Universidade Federal de Rondonópolis/MT.