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Panorama Econômico – O Crescimento da Frota Aeroagrícola Brasileira em 2024 e os Impactos Econômicos no Setor

A aviação agrícola brasileira segue como um dos pilares estratégicos do agronegócio, garantindo eficiência na aplicação de defensivos, fertilizantes e na semeadura de culturas essenciais para a economia.

Em 2024, o setor registrou um avanço expressivo, com a frota tripulada atingindo 2.722 aeronaves, um crescimento de 7,21%, o maior desde 2011 (SINDAG, 2025). A elevação da frota importada, que cresceu 10,31%, demonstra o aumento da busca por aeronaves maiores em algumas regiões do país, principalmente as turboélices, que agora representam 34,35% da frota total. A modernização, apesar de benéfica para a produtividade e segurança operacional, intensificou os custos para empresas e operadores devido à alta do dólar e à inflação de componentes aeronáuticos. O setor enfrenta desafios como o aumento dos custos de manutenção, peças e seguros, que pressionam a rentabilidade das operações aeroagrícolas. O ano de 2024 veio com uma forte pressão inflacionária, que ultrapassou 18% no acumulado de 2024, impactando custos operacionais e investimentos das empresas aeroagrícolas.

O dólar (20/02/2025) está passando por quedas nos últimos dias, mesmo com as possíveis medidas tarifárias que serão impostas por Donald Trump. A moeda recuou ante o real principalmente devido à valorização das commodities como principal agente causador desta desvalorização do dólar. Mas como o aumento do dólar se movimenta junto com a dívida pública, acredito que ele possa avançar ainda mais este ano. Os contratos futuros do heating oil (Petróleo) avançaram para valores aproximados de US$ 2,45/Galão, por conta de novas sanções impostas pelos EUA nas exportações de energia do Irã. Outro fator preponderante que impulsionou esse avanço foram as reduções de 5,5 milhões de barris dos estoques de destilados. O Etanol anidro durante a semana (20/02/2025) avançou em 2,09%, passando de R$ 3,22/Litro para R$ 3,28/Litro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e o no mês de dezembro, o INPC registrou uma inflação de 0,48%, totalizando um acumulado de 12 meses em 4,77%. Diante destes dados se entende que estamos com movimentações apontando para um tempo inflacionário ainda.

O crescimento da frota em 2024 reforça a importância da aviação agrícola no Brasil e a dependência que existe da pulverização aérea, mas evidencia também os desafios estruturais e econômicos que precisam ser enfrentados para que o setor continue sua trajetória de expansão. O alto custo operacional, impulsionado pela inflação setorial, exige uma atuação conjunta entre governo e iniciativa privada para garantir que a aviação agrícola siga sendo um diferencial competitivo do agronegócio brasileiro. A busca por eficiência, modernização e sustentabilidade será determinante para manter o Brasil como referência mundial em tecnologia aeroagrícola e segurança alimentar.

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