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Panorama Econômico – Fiquem de Olho nos Gastos Públicos, no Etanol e na Questão Cambial

O cenário macroeconômico atual vem apresentando estimativas um tanto quanto preocupantes, cenários esses que envolvem dados econômicos que vão desde o nível geral de preços, Produto Interno Bruto (PIB), Inflação, câmbio, dívida pública e Taxa de juros. Os resultados atuais e suas estimativas para os próximos meses e anos, tem impactos significativos em vários setores da economia de um país.

Os resultados desses indicadores têm um peso grande nos setores econômicos em geral. Um exemplo do que vem ocorrendo agora no Brasil e nos Estados Unidos, são as decisões de política monetária, neste caso a política monetária contracionista, na qual visa elevar os juros ou mantê-lo em um certo patamar para que a inflação possa recuar. Atualmente os juros no Brasil estão em 10,5% ao ano, nos Estados Unidos estão com 5,25% e 5,5% ao ano. Os impactos dessa estratégia de política monetária vêm dando certo para os americanos, visto que já está com estimativas de redução em suas próximas reuniões, já que a inflação por lá segue caindo.

No Brasil as expectativas para os juros voltaram a subir, com a possibilidade de elevação de 0,25% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Mesmo com notícias da redução dos juros nos EUA nos próximos meses, o que possivelmente poderá levar para uma valorização cambial, quando a moeda nacional se valoriza frente às estrangeiras, no cenário doméstico alguns acontecimentos, como inflação voltando a subir, taxa de juros em ascensão e a dívida pública na casa do trilhões, provocam esses impactos no câmbio, enfraquecendo o real, o poder de compra da sociedade e no desenvolvimento econômico.

Diante de toda essa análise macroeconômica, podemos agora voltar os olhares para diagnosticar do porquê a inflação do setor aeroagrícola estar em um patamar elevado, 12,16% nos últimos 12 meses. Dois indicadores que compõem o índice têm grande peso na hora de calcular o IAVAG, como o câmbio + a inflação americana, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), pois ambos têm uma carga de 40% no índice.

Desde junho de 2024 que a moeda norte americana oscila entre as cotações de R$ 5,20 até R$ 5,70, isto, em conjunto com os resultados do INPC, o qual voltou ao patamar do 4,00% ao ano, combinado com alguns picos de variações nos combustíveis, vem causando um aumento na inflação do setor aeroagrícola. Como já dito aqui anteriormente, o reflexo disso vem da gestão governamental, a qual passa por um momento delicado em relação aos gastos, intensificando o aumento de impostos, gerando inflação e desvalorização cambial. Por isso, o indicador serve como acompanhamento dessas variações, para que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios econômicos.

Os outros indicadores como o etanol e heating oil, na maioria das vezes sofrem oscilações por questões produtivas ou geopolíticas, e diante disso cabe salientar, a questão dos incêndios florestais em São Paulo, que detém a maior produção de cana do Brasil. Esses incêndios levaram boa parte da produção, o que pode impactar no preço do etanol nos próximos meses pela questão da falta de oferta, com a retirada de algumas usinas do mercado.

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