Início Brasil Mossmann Integra Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos

Mossmann Integra Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos

A Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola agora faz parte do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), que é coordenado pelo CENIPA. A estreia da empresa no colegiado, que reúne mais de 60 entidades ligadas direta e indiretamente ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), ocorreu dia 24 de maio, durante a 80ª plenária do grupo.

“Avançamos mais um passo na consolidação da reputação da Mossmann, como referência em segurança operacional no setor aeroagricola”, pontua o sócio da consultoria e engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann. Ele, que representou a organização com sede em Dourados/MS e filial em Sorriso/MT acompanhado da coordenadora do setor Agrícola da Empresa, Paloma Mariano, destacou que a participação no CNPAA é “um marco histórico para a empresa e um compromisso ainda maior com a segurança da aviação agrícola”.

A diretora administrativa da Mossmann, Cléria Regina Mossmann, Gestora em Segurança Operacional (GSO) habilitada pela Agência Nacional de Aviação Agrícola (Anac), entende que integrar o Comitê é uma oportunidade para contribuir com a formulação de políticas públicas que promovam a segurança aérea no Brasil. “Ao integrar o CNPAA, teremos a oportunidade de colaborar com especialistas, reunindo os principais desafios enfrentados pelos operadores, com o objetivo de aprimorar a segurança do setor, bem como agregar um grande aprendizado para nosso melhoramento contínuo”, assinala a especialista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola.

Parceria

Cléria deixa claro que a Mossmann acredita que a prevenção de acidentes é fundamental para o desenvolvimento sustentável da aviação e não esconde o orgulho de ver a empresa, que administra junto com Agadir Jhonatan Mossmann, fazer parte do CNPAA. E não é para menos. A consultoria está no mercado há mais de 15 anos e tem se destacado na área de gestão da documentação e ensino, com qualificações e treinamentos voltados à segurança operacional nas operações. Tanto que seus clientes vão desde produtores rurais, empresas aeroagrícolas, pilotos e demais profissionais ligados ao setor. Inclusive servidores públicos, que atuam na regulamentação e fiscalização, frequentemente, participam de cursos e treinamentos ofertados.

E essa reputação de uma empresa voltada para as boas práticas resultou na aceitação da Mossmann pelo colegiado do CNPAA, criado em 1982 e sob a direção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Um grupo formado pela Anac, Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro (Decea), além do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), do qual a Mossmann é parceira, também é integrante antigo do colegiado, onde é representado pelo conselheiro Alexandre de Lima Schramm. Dentro do grupo, o Sindag preside ainda o CNPAA-Aeroagrícola (ou CNPAAA, com um “A” a mais na sigla). O intragrupo propõe ações, estudos e estratégias de segurança voltadas especificamente para esse segmento da aviação.

Ainda fazem parte do colegiado as mais importantes companhias aéreas do País, além de táxi aéreo e oficinas de manutenção, entre outras. Todos os membros do Comitê reúnem-se duas vezes ao ano, geralmente em maio e novembro.

Agadir Jhonatan Mossmann e Paloma Mariano representaram a nova participante do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) na 80ª reunião do colegiado, Foto: Divulgação CNPAA

Para conhecer a Mossmann, aponte a câmera do seu celular para o QR Code

Exit mobile version