Início Artigos de Destaque Setor realiza Missões Humanitárias no Sul

Setor realiza Missões Humanitárias no Sul

Aeronaves agrícolas ajudaram no transporte de suprimentos para comunidades atingidas pelas cheias históricas no Rio Grande do Sul

A aviação agrícola segue atuando fortemente no auxílio a vítimas das enchentes de maio no Rio Grande do Sul. Especialmente pela rede de voos de ajuda humanitária coordenados pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) para levar suprimentos a comunidades isoladas pela destruição e vias de acesso ou estradas tomadas pelas águas. Um cenário onde as missões ocorreram tanto com aeronaves agrícolas quanto com aviões comuns das empresas do setor.

As operações começaram logo que a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, autorizou, em 3 de maio, os voos de ajuda humanitária por operadores que não fossem do transporte aéreo. O que permitiu o transporte de equipes e mantimentos, com a condição de que fossem voos gratuitos.

As operações coordenadas pelo Ibravag partiram de bases em Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e outras partes do Estado. Os aviões agrícolas transportaram principalmente gêneros alimentícios, garrafas de água mineral e outros itens de necessidade básica para as populações.

Além de equipamentos para as equipes de resgate. As empresas do setor também estão usando aviões comuns para o transporte de equipes de Defesa Civil, pessoal médico e equipamentos. A missão humanitária também contou com a doação de combustível por apoiadores do setor, além de 10 mil litros doados pela Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (ANEPA) e pela Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (FeArCA).

Já o Sindag trabalhou forte na campanha para mobilizar empresas associadas e parceiras de todo o País para envio de donativos ao Estado. O que significou toneladas de itens como colchões, roupas, alimentos e outros materiais, que chegaram ao Rio Grande do Sul por caminhões e aeronaves de transporte da Força Aérea Brasileira. Além de doações em dinheiro para compra desses itens.

MOBILIZAÇÃO: Além do transporte de suprimentos no Estado (foto), entidades do setor motivaram associados e parceiros a enviarem doações de todo o País. Foto: divulgação/Sindag
Exit mobile version