Início Brasil Grandes Voos em 2024… E que as Produtividades Sejam Especiais no Campo!

Grandes Voos em 2024… E que as Produtividades Sejam Especiais no Campo!

Jeferson Luís Rezende É piloto, presidente-gestor do Centro de Instrução de Aviação Civil ACG Professor universitário, e pesquisador do NATA-PR/UNICENTRO RTV da Inquima

Vivemos num país maravilhoso, onde se pode cultivar praticamente todas as culturas imagináveis existentes, durante o ano todo.

O Brasil é de fato o celeiro do mundo!!!!  Fornece alimento e algodão para o planeta e para a sua gente.

Parte deste processo, desta indústria a céu aberto são os aviões agrícolas, que se somam com outras ferramentas de manejo tornando nosso campo um completo e complexo laboratório de tecnologias incríveis.

Imaginar a produção agrícola sem a participação da aviação é algo impensável, utópico. Os aviões agrícolas contribuem não apenas para manter a sanidade e a produtividade das lavouras, mas também para reduzir a poluição ambiental e os riscos inerentes da atividade agrícola. Por ser uma atividade técnica, operada por pessoal qualificado e regulada sistematicamente por diferentes órgãos, a aviação agrícola é sem dúvida um exemplo para ser seguido por outros setores e atividades.

2023 foi um ano atípico e muito difícil para os produtores rurais: excesso de chuvas numa parte do Brasil; falta de água noutra; amplitude térmica como jamais presenciamos; enfim, um ano desafiador – que ainda seguimos neste início de 2024. Muito trabalho e muitas surpresas para serem vencidas.

Talvez, 2024 possa ser também o ano de se repensar muitas coisas… de se reavaliar processos e regulamentos, no sentido de finalmente identificar e enaltecer a importância da aviação agrícola não apenas para a produção rural, mas também como ferramenta estratégica de proteção ao meio ambiente : aviões de combate à incêndios florestais; para a saúde pública : combatendo insetos que provocam doenças endêmicas, como os mosquitos da dengue; e ainda, como uma atividade referência no quesito manejo agrícola.

Tornar a aviação agrícola um símbolo de agricultura sustentável e de respeito ao meio ambiente.

Para alguns isso pode parecer contrassenso, ou algo que o valha, mas o fato é que a aviação agrícola é sim um pouco disso tudo.

2024 poderá ser o ano da redenção da imagem do Brasil como o País que trabalha para o mundo na produção de alimentos, e da aviação agrícola como uma imprescindível e valiosa ferramenta de apoio aos negócios do campo.

Trabalhemos todos imbuídos neste sentido, busquemos todos disseminar as boas práticas e a imagem positiva deste mundinho em que temos o privilégio de viver, para que todas as pessoas compreendam que as grandes cidades … as pequenas também, são parte desta terra chamada Brasil, e que lá no interior trabalham aviões e suas equipes para ajudar a construir essa Nação.

Exit mobile version