Escola de Massaranduba, no nordeste do Estado, concebeu trabalho a partir de visitas de alunos a uma base aeroagrícola, destacou-se em mostra regional e foi convidada para o Congresso AvAg 2024
Crianças e adolescentes da Escola Municipal Padre Bruno Linden, de Massaranduba, no nordeste catarinense, colocaram a aviação agrícola novamente em destaque. Desta vez na Feira Regional de Matemática e Tecnologia de Jaraguá do Sul. Os estudantes do 8º ano usaram a matemática para mostrar a segurança e a importância da ferramenta aérea para as lavouras de seu Município. O trabalho Voo matemático – desvendando os segredos da aviação agrícola já havia conquistado destaque na feira escolar local, ocorrida em julho. E fez bonito ao representar o Município na etapa seguinte – chamando a atenção do grande público que percorreu o evento nos dias 21 e 22 de setembro.
Conforme a professora Tamires Lays Tomio, que coordenou a atividade com os estudantes, o trabalho foi inspirado por visitas dos alunos à base da empresa Aerodinâmica Aviação Agrícola em Massaranduba. A tarefa envolveu 20 estudantes e dois deles – Paolla Poliana Peter e Daniel Elias Fuchs – foram escolhidos para apresentar a experiência tanto na feira de julho, em sua cidade, quanto na etapa regional.
O Sindag também foi até a Feira Regional em Jaraguá do Sul, para acompanhar de perto (e mostrar, veja no QR code) como o trabalho nascido da visita de estudantes à empresa Aerodinâmica tem ajudado a desmistificar o setor perante a sociedade. Mais do que isso, reforçando a importância das empresas aeroagrícolas se relacionarem com suas comunidades, mantendo e mostrando suas rotinas de boas práticas e transparência. Em última instância, construindo e preservando boa reputação para si e para o setor.
A apresentação do trabalho O Voo matemático em Jaraguá do Sul foi prestigiada também pela diretora operacional do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Michele Fanezzi, além da equipe da Aerodinâmica. A pesquisa das crianças de Massaranduba não se classificou para a etapa Estadual, apesar de ter feito bonito na rodada semifinal das feiras de ciências. Mas os estudantes e a professora que apresentaram o trabalho acabaram carimbando passaporte para um pouco mais longe do que seria a final Florianópolis. A convite do Sindag e do Ibravag, eles vão apresentar o case da iniciativa no Congresso da Aviação agrícola do Brasil 2024, marcado para 20 a 22 de agosto, em Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso.