Evento no final de março teve palestra do Sindag sobre regulamento do setor e desafios do mercado, com tarde de demonstrações práticas
A conformidade legal nas operações com aeronaves tripuladas e drones no trato de florestas. Esse foi o tema da palestra do agende de Desenvolvimento Regional do Sindag, Josué Andreas Vieira, no Workshop Mecanização na Silvicultura, promovido no dia 28 de março pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR). A movimentação foi na sede da empresa Juliana Florestal – do Grupo Frameport, em Caçador, no oeste de Santa Catarina.
Vieira apresentou ao público um panorama sobre o histórico da aviação agrícola no País (abrangendo aviões, helicópteros e aeronaves não tripuladas), sua regulamentação e os requisitos técnicos para as operações em campo. O representante do Sindag abordou também o cenário, desafios e expectativas do mercado. Reforçando ainda a atuação da entidade aeroagrícola na melhoria contínua do setor e sua aproximação com a sociedade.
A apresentação de Josué Vieira foi na parte da manhã, que teve também uma palestra sobre equipamentos terrestres e uma fala sobre o comportamento de herbicidas no controle de plantas daninhas. Já a tarde foi de demonstrações práticas. Com a parte de tecnologias remotas a cargo do agrônomo e mestre em Produção Vegetal Diogo Luiz Fruet – da Protege Soluções Agrícolas (que foi apoiadora do evento, junto com a John Deere, Lavoro Florestal e Spraytec).