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Voe Seguro – Lembretes de Segurança para a Próxima Safra

O equivalente americano do nosso Ibravag, o NAAREF – National Agricultural Aviation Research & Education Foundation (Fundação Nacional de Pesquisa e Educação em Aviação Agrícola), envia por e-mail a seus associados mensagens referentes a segurança de voo intituladas Fly Safe! (Voe Seguro!) a cada duas segundas-feiras em abril e maio (início da safra no hemisfério norte) e em todas as segundas-feiras em junho, julho e agosto, auge da safra de verão lá. E-mails adicionais podem ser enviados sempre que algum acontecimento aeronáutico os faça relevantes. Este valioso serviço daquela organização resultou em uma redução de acidentes na aviação agrícola nos últimos 25 anos, desde que foi implementado. Os e-mails são enviados tanto para membros da NAAA como para qualquer pessoa que se cadastre naquela lista, independente de filiação à associação.

Embora estejamos na nossa entressafra aqui no hemisfério sul, não custa observar alguns destes lembretes de segurança, já pensando na próxima safra:

Priorize Evitar fios e Obstáculos: Colisões com fios causaram 28% dos acidentes de aviação agrícola nos Estados Unidos em 2023, custando as vidas de oito pilotos. Na próxima safra, não importa o quão movimentada ela seja, não deixe que nada tire seu foco das redes e de outros obstáculos nas lavouras que você tratar. Antes de iniciar uma aplicação em uma lavoura que você já conhece há anos, resista a tentação de apressar o seu reconhecimento da área. Ao invés de assumir que nada mudou naquele talhão, considere que mudanças podem ter ocorrido, até que um reconhecimento da área prove o contrário. O melhor é fazer um mínimo de duas voltas em torno da área, em direções opostas. A paisagem ao fundo e as condições da luz afetam sua capacidade de visualizar obstáculos, assim fazer os giros em direções diferentes muda a maneira que você vê o local, dando uma melhor chance de visualizar estruturas ocultas.

Obstáculos sempre foram perigosos para a saúde de pilotos que voam baixo, e o número de torres de celular, antenas de sinal diferencial para GPS, torres de sensores meteorológicos, geradores eólicos e outras obstruções erguidas em regiões agrícolas tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que aumenta o risco para pilotos agrícolas. O próximo congresso da NAAA (a associação equivalente ao nosso Sindag) nos EUA terá até um curso intitulado “Voando em Ambientes com Fios e Obstáculos”, gratuito para todos que se inscreverem antecipadamente .

Não Voe de Forma Agressiva Tentando Acelerar o Serviço: Durante a fase mais movimentada da safra, um acúmulo de serviço e pressões dos clientes acabam levando alguns aplicadores aéreos a cair na tentação de voar de forma mais agressiva, apertando os “balões” e aumentando o risco de um estol em curva ou outro tipo de acidente. Voar dessa forma coloca um estresse extra, tanto no piloto como no avião. Mesmo que você esteja fazendo alguns hectares a mais por hora, eles valem este desgaste adicional? Não se está sugerindo que se voe propositadamente devagar, mas se você operar em um ritmo mais razoável, você poderá ver um impacto positivo no seu resultado diário. Reduzir o esforço sobre si mesmo aumenta sua segurança geral, porque você não se cansa tanto e assim consegue manter melhor seu foco na operação.

Considere Transladar a 1.000 pés para Evitar Colisões em Voo: Costumava-se recomendar aos pilotos agrícolas que transladassem a pelo menos 500 pés de altura para reduzir as chances de colidir em voo com outro avião agrícola que estivesse fazendo um “balão”. Porém, com o maior desempenho dos mais recentes aviões a turbina, estes frequentemente acabam subindo mais de 500 pés em um “balão “. Assim sendo, será que esta recomendação ainda procede para evitar colisões entre aviões transladando e aplicando? Considere a altura que você ganha no seu “balão”, assim como a que os outros pilotos agrícolas que operam na sua região ganham. Você pode acabar concluindo que transladar a 500 pés não fornece a margem de segurança que você achava que tinha. Transladar mais próximo dos 1.000 pés irá lhe dar uma maior separação de outros aviões agrícolas fazendo “balões”.

Os Pilotos Agrícolas Novatos Deveriam se Focar em Segurança, Não em Produtividade  

A falta de experiência dos pilotos agrícolas novatos os coloca em maior risco de ter um acidente. Além disso, uma mentoria de baixa qualidade também pode aumentar este risco significativamente. Pilotos agrícolas novatos precisam de bastante treinamento, e é obrigação de seus mentores educá-los de uma maneira segura. Um piloto agrícola novato até pode ter muitas horas em outro tipo de aviação, mas isso não significa que o seu treinamento em aviação agrícola possa ser abreviado. Quanto desta experiência anterior inclui voar em ambientes com fios e obstáculos, ou por longas horas, dia após dia, como frequentemente ocorre na aviação agrícola? Se você pretende ser o mentor de um novo piloto agrícola, esteja pronto para dedicar o tempo e recursos necessários para fazê-lo da forma adequada, monitorando continuamente seu progresso e estando à disposição sempre que ele tiver dúvidas ou preocupações.

Enviar um piloto agrícola ainda inexperiente para fora da região onde está acostumado a voar soma o risco da falta de experiência em aviação agrícola com o risco de se trabalhar em uma região desconhecida. Pilotos agrícolas novatos precisam de lavouras especificamente selecionadas para eles, com base no seu nível de habilidade e autoconfiança. Isto dificilmente acontecerá se eles forem enviados para outro estado em um período de intensa atividade da safra.

É frequentemente insinuado que pilotos com pouca experiência são os culpados da maioria dos acidentes em aviação agrícola. Mas se estes pilotos estão sendo colocados para voar em aviões para os quais eles ainda não estão prontos, e/ou para aplicar em lavouras para as quais eles ainda não estão preparados, de quem é a culpa? Se você é um piloto novato lendo isso, quando seu mentor disser que você ainda não está pronto para um avião maior, ou para uma lavoura com fios ou outros obstáculos, aceite o que ele está dizendo. Se você tem dúvidas de sua capacidade de passar para um avião de maior desempenho ou para fazer uma lavoura mais difícil, expresse sua preocupação. Mentores, certifiquem-se que os pilotos sobre sua orientação estejam prontos antes de voar em aviões maiores e de operar em um novo ambiente.

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