Início Brasil Voar é Preciso: CropLife Lança Websérie com Apoio do Sindag

Voar é Preciso: CropLife Lança Websérie com Apoio do Sindag

Primeiro de três episódios teve lançamento dentro das comemorações da Semana da Aviação Agrícola...

Projeto tem apoio também da consultoria Ag.In e o primeiro de três episódios foi ao ar na véspera do Dia Nacional da Aviação Agrícola

Com três episódios, a websérie Voar é Preciso foi lançada no dia 18 de agosto, véspera do Dia Nacional da Aviação Agrícola. O projeto é da CropLife Brasil e tem apoio do Sindag e da Consultoria Ag.In. A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância das ferramentas aéreas para o setor primário do País, destacando também a segurança dessa tecnologia.

Os episódios podem ser conferidos no canal da CropLife Brasil no YouTube (no QR Code). O vídeo de largada da campanha conta com depoimentos de técnicos, agrônomos e profissionais da aviação destacando vantagens como a precisão e rapidez da ferramenta para otimizar o uso de insumos no campo, o que a torna essencial para lavouras como de cana-de-açúcar, arroz, milho e algodão (que aparecem nos cases no vídeo).

TECNOLOGIA

O trabalho teve a participação também do vice-presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva. no vídeo, ele destaca a precisão das informações com as quais o piloto trabalha e com as quais ele consegue fazer o controle de toda a aplicação e prevenir a deriva de produtos. “Esse trabalho é fundamental também para ajudar a eliminar mitos que existem porque a sociedade não conhece o setor. Que trabalha com tão alta tecnologia, tem pessoal altamente qualificado e pela qual o Brasil é admirado no exterior”, destaca o diretor-executivo do sindicato aeroagrícola, Gabriel Colle.

“Nos últimos anos, a pulverização aérea ganhou destaque na mídia por conta da proibição da prática em algumas partes do País e pela difusão de informações não fundamentadas sobre possíveis prejuízos no campo e para a população. O fato é que a pulverização aérea é uma prática regulamentada e segura para a sociedade. Além disso, permite uma maior agilidade na aplicação de fertilizantes e defensivos, químicos ou biológicos, que muitas vezes não pode ser atingida com a aplicação terrestre”, destaca Eduardo Leão, presidente-executivo da CropLife Brasil.

CAS

Aliás, a CropLife Brasil é patrocinadora do Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), projeto voluntário de certificação e boas práticas que tem como meta aumentar a responsabilidade ambiental nas aplicações de defensivos agrícolas químicos e biológicos, por meio do controle dos fatores que levam a uma pulverização eficaz e segura.

“Os treinamentos incentivam a capacitação e qualificação das empresas do setor. O programa estabelece uma série de regras que determinam que a atividade só pode ser realizada por profissionais devidamente qualificados e certificados. Isso reduz inúmeros riscos, principalmente o ambiental”, completa Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil.

Em seus três episódios, a série esclarece como funciona essa prática, em quais culturas é utilizada, e como funciona todo o processo de formação de novos pilotos agrícolas, um curso que dura cerca de 40 dias e segue a legislação rigorosa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A tecnologia envolvida e a evolução dos processos de aplicação aérea também são temas destacados na websérie. “A CropLife acredita em uma agricultura moderna, tecnológica e sustentável. Aquela que permite um futuro a toda uma cadeia produtiva, e que se adapta aos constantes desafios do setor”, conclui Araújo.

Aponte a câmera do celular para acessar a campanha no canal da CropLife Brasil no YouTube
Exit mobile version