Dado integra os Relatórios Operacionais de janeiro a março, enquanto 2022 registrou um público de 57,5 mil pessoas abrangidas por ações do Sindag e associadas em 658 participações.
Segundo os relatórios de atividades do Sindag no primeiro trimestre de 2023, o ano já teve, até 31 de março, mais de 23 mil pessoas abrangidas por informações sobre o setor, em eventos em quase todos os Estados brasileiros e até no exterior. Isso com a participação tanto de pessoal da entidade, quanto por dirigentes e técnicos de empresas associadas, ou de parceiros do sindicato aeroagrícola atuando como multiplicadores das ações junto aos públicos interno e externo da atividade. Isso além das reuniões técnicas, encontros temáticos e até as agendas de articulações promovidas pelas próprias entidades aeroagrícolas – tanto presenciais quanto online.
Por temas, o destaque de janeiro, fevereiro e março ficou por conta das iniciativas de Promoção do Setor, onde o público atingido somou 19.856 pessoas. Depois, vieram os eventos enquadrados nas categorias Articulação (1.980 pessoas), Qualificação (1.314), Governança (309), Associativismo (187), Regulamentação (88), Pesquisa e inovação (14) e serviços (30). Total: 23.661 pessoas abrangidas.
O quesito que somou mais de 83% do público do trimestre inclui, por exemplo, o estande do Sindag e do Ibravag na 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em fevereiro, em Capão do Leão/RS. Além do seminário Aviação agrícola no setor florestal: oportunidades e desafios, ocorrido em 21 de março, em Botucatu/SP. A lista abrange ainda participações de empresas associadas ajudando a divulgar o setor em eventos setoriais. Como foi a presença da empresa Destaque Aviação Agrícola, em fevereiro, em mais edição da Noite de Campo da Sementes Autora, em Cruz Alta (no norte gaúcho). Além do alcance internacional do Sindag – que ganhou ainda mais força em março, no congresso da Associação Canadense dos Aplicadores Aéreos (CAAA, na sigla em inglês).
RETROSPECTO DE 2022
A atenção crescente da comunidade aeroagrícola internacional sobre as iniciativas do Sindag e do Ibravag na promoção e qualificação contínua já havia sido destaque no relatório de 2022. Neste caso, pela participação do Sindag na NAAA Ag Aviation Expo, em dezembro, no Estado norte-americano do Tennessee. O evento da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) teve uma delegação de 16 representantes do setor aeroagrícola brasileiro.
Com encontros que devem repercutir em troca de informações entre Sindag e NAAA sobre iniciativas em prol do setor. E na expectativa de uma maior participação norte-americana no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), em julho deste ano, em Sertãozinho/SP.
Aliás, o Relatório de Atividades 2022 apontou um público de 57.495 pessoas abrangidas por ações do Sindag em 658 eventos – próprios ou iniciativas de entidades (em que o setor foi representado pelo sindicato aeroagrícola, associados ou parceiros). Destaque nesta lista para o Congresso AvAg 2022, que alcançou o recorde de mais de 4 mil pessoas inscritas para seus três dias de programação. Além do AvAg 4.0, ocorrido em maio e que reuniu em Brasília associados, autoridades governamentais, parceiros institucionais e consultores.
Sem falar das 1,1 mil pessoas reunidas nas 12 edições do Sindag na Estrada ocorridas durante o ano, ou de eventos online de qualificação, como a Academia Brasileira de Tecnologia de Aplicação Aérea.