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Papo de Cabine – Tem sido um período muito bom

Quando você estiver lendo esse editorial, o Brasil terá recém entrado em seu inverno. Isto não é um grande problema para a maioria dos brasileiros, exceto talvez nos estados do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sei por minhas viagens que o RS é muito parecido com o meu estado da Geórgia nos EUA, quanto ao clima. Aqui, faz frio no inverno mas raramente chega abaixo de zero. Esta época do ano é boa para se fazer mudanças no modus operandi de uma empresa aeroagrícola

É a hora certa para se avaliar a frota de aviões e de equipamento de apoio da empresa. É aqui que um exame cuidadoso precisa ser feito na contabilidade da empresa. A previsão de receita é suficiente para bancar uma expansão, ou é a hora de se reduzir? É importante entender a capacidade das aeronaves, do equipamento e do pessoal da empresa.

Às vezes, a aquisição de um avião adicional é dispensável quando se pode alcançar eficiência pelo uso de melhor equipamento de apoio. Igualmente importante é decidir se uma redução do número de aeronaves de pequeno porte, substituídas por um menor número de aviões de maior porte, será mais eficiente. Ou, talvez o oposto, reduzindo-se de uma avião maior para um menor. Apenas observe que reduzir o porte de um avião pela metade nem sempre significa reduzir os custos pela metade. Um pneu é um pneu, e uma válvula spray é uma válvula spray, com custos similares independente do modelo do avião. Porém, aviões de menor porte tem um custo de operação por hora inferior, ainda que não necessariamente um custo por hectare inferior.

Este é o meu 49º ano na aviação agrícola. Tem sido um período muito bom, tendo eu começado como piloto agrícola contratado, posteriormente piloto e empresário, depois de novo piloto contratado e por fim sendo um “jornalista” da aviação agrícola, pelos últimos 30 anos para mais. Esta experiência única me ensinou muitas coisas, a maioria ao observar empresas aeroagrícolas em todo o mundo e conhecendo as pessoas especiais que se envolvem na aviação agrícola. Eu me sinto muito privilegiado por ter sido exposto desta maneira a uma atividade tão maravilhosa. Espero que meus insights, transmitidos por meus editoriais, tais como esse, ajudem de alguma forma meus colegas da aviação agrícola.

Parte desta minha experiência vem da participação em encontros como o Congresso AvAg que está sendo promovido pelo SINDAG este mês. Isso é muito válido para mim, assim como para todo piloto agrícola que participa e aproveita ao máximo seu tempo durante o congresso. Há muitas oportunidades para aprendizado, seja através de conversas com os expositores, pelo reencontro com velhos amigos, pelas novas amizades que fazemos e também aos assistir às muitas palestras do congresso.

Estarei no congresso do SINDAG deste ano, junto com vários membros da equipe de AgAir Update. Estou contente este ano por estar apresentando Ernesto Franzen como o novo editor de AgAir Update para a América do Sul. Tradicionalmente, esta posição tem sido ocupada por mim. porém, acredito que é chegada a hora para esta posição em AgAir Update ser exercida por um brasileiro residindo no Brasil. Franzen está envolvido com o AgAir Update há mais de 25 anos, e foi piloto agrícola por 11 anos. Tenho confiança que ele “calçará meu sapatos” perfeitamente. É claro, eu estarei bem ao seu lado para ajudá-lo, assim como minha representante de muitos anos, Gina Hickmann. Seu apoio a esses dois profissionais será muito apreciado da minha parte

Até o mês que vem, Keep Turning…

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