Ag Aviation Expo deste ano foi no Texas, com mais de 40 pessoas na delegação brasileira e expectativas em alta para o Congresso AvAg 2025 no Brasil
O Brasil fez bonito na Ag Aviation Expo 2024, levando para o congresso da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos EUA (NAAA, na sigla em inglês) sua maior delegação até então no evento. O grupo teve mais de 40 pessoas, entre lideranças do Sindag, representantes de empresas associadas e parceiros, além de pessoal do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa). A programação foi de 18 a 21 de novembro, no Centro de Convenções de Forth Worth, no Estado do Texas. Com direito também a pesquisa brasileira entre as palestras do evento e (como já ocorre há várias edições) fornecedores de tecnologias auriverdes entre os expositores da feira paralela aos debates e palestras.
O que rendeu também um discurso emocionado da presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, no encontro de confraternização do grupo no estande do Sindag. Foi no segundo dia do evento, quando ela reforçou a relevância da crescente participação brasileira no encontro norte-americano. “É importante entendermos o mercado internacional para levarmos ao Brasil o que há de melhor para o setor. Além de nos orgulharmos pelas empresas brasileiras que estão expondo aqui”, destacou abrindo em seguida a entrega de homenagens a associados e parceiros.
EXPECTATIVAS
A empolgação da dirigente do Sindag veio do misto entre duas percepções: Uma delas, a própria satisfação pela missão brasileira no Texas – em um evento considerado um sucesso pela entidade coirmã estadunidense. Por outro lado, o fato dela e do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira (que também coordenou a comitiva), terem captado nos EUA expectativas agora mais elevadas para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2025.
“Pelo que ouvimos dos expositores brasileiros que estiveram em outras edições (do evento da NAAA), todos sentiram agora uma participação muito maior de público nos Estados Unidos”, destacou Hoana Almeida. Ao mesmo tempo, a dirigente pontuou o feedback positivo de expositores norte-americanos “que estiveram em nosso congresso no ano passado e estão ansiosos pela edição 2025”.
Lembrando que o Congresso AvAg do ano que vem será de 19 a 21 de agosto. No mesmo local da edição 2024: o Aeroporto Executivo de Santo Antônio de Leverger, a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá. E já com convite oficialmente entregue à NAAA, em uma reunião no terceiro dia de programação da AgAviation Expo. Nesse encontro, a presidente Hoana e o diretor Júnior Oliveira conversaram com o presidente da NAAA, Ray Newcomb, e seu diretor-executivo, Andrew Moore. Abordando também a troca de experiências entre as entidades coirmãs sobre ações de defesa e valorização do setor, além de projetos de melhoria contínua.
A programação em Fort Worth foi até a quarta-feira, 20 de novembro. Mas a movimentação do encontro aeroagrícola norte-americano se estendeu até a quinta, dia 21, com uma visita à fábrica da Air Tractor, na cidade de Olney. Onde os participantes da AgAviation Expo fizeram uma viagem de 160 quilômetros em ônibus oferecidos pela fabricante de aviões agrícolas – que também promoveu um almoço de confraternização em suas instalações.