Mais um ano de muito trabalho e sucesso chegou ao fim na Zanoni Equipamentos. O ano de 2023 foi o mais movimentado da história da empresa, em diversos aspectos. A fabricante brasileira de tecnologias de aplicação aérea esteve presente em todo o mundo da aviação agrícola, lançou novos produtos e realizou diversos investimentos em sua planta industrial.
Uma marca global no setor aeroagrícola
Dentre as feiras de aplicação aérea, a Zanoni esteve (como em todas as edições) no Congresso do SINDAG, participou pelo sétimo ano consecutivo na Convenção da NAAA nos EUA (sendo a único fabricante brasileiro de tecnologias de aplicação aérea a expor seus produtos lá), compareceu no Congresso Latino-americano da Aviação Agrícola (no Uruguai) e foi representada na convenção da aviação agrícola da CAAA no Canadá por sua revenda local (Turbine Conversions). Membros da equipe comercial realizaram rodadas de visitas a operadores na Argentina e nos EUA, participaram da Festa do Aviador em Lucas do Rio Verde (um dos principais eventos aeroagrícolas do Mato Grosso) e promoveram um seminário na cidade de Luís Eduardo Magalhães. A equipe técnica, além dos trabalhos rotineiros de atendimento in loco aos clientes, também promoveu uma rodada de visita a oficinas na cidade de Primavera do Leste e participou do Seminário Regional do SINDAG (evento idealizado pela Zanoni e outros parceiros junto à organização aeroagrícola brasileira, após sucessivas demandas da empresa por maior atuação da entidade no Centro-Oeste brasileiro). A empresa também investiu em apoio político ao setor, como de costume, estando presente na Câmara dos Deputados em Brasília para defender a aplicação aérea em frente à população brasileira e parlamentares.
Além da presença humana constante no setor (parte do DNA da empresa), dois produtos da Zanoni merecem destaque por sua contribuição ao setor em 2023: as comportas e os atomizadores. Durante o ano que passou, os equipamentos de combate a incêndio compareceram na proteção ambiental em todo o hemisfério sul, com destaque para a indústria de celulose no Uruguai, lavouras graneleiras da África do Sul e reservas naturais do Pantanal. Na linha dos atomizadores, a atuação se fez ainda mais forte: a tecnologia de aplicação esteve presente por toda a agricultura brasileira (com mais de 200 aeronaves equipadas em apenas um ano), principalmente com o novo modelo M6 para aeronaves de alta velocidade (que foi instalado no AT-802 de número 1000) e também protegendo plantações ao redor do mundo, incluindo lavouras de banana no México e Equador, lavouras de grãos nos EUA e florestas no Canadá.
Por fim, além dos produtos e da equipe técnica, a Zanoni continuou marcando presença no mundo científico da aviação agrícola, financiando as mais variadas pesquisas ao redor do mundo. Em parceria com a Agroefetiva e com o professor Dr. Wellington Carvalho, foi realizado um projeto para desenvolvimento de bicos hidráulicos. Em parceria com o consultor Alan McCracken, foram realizados diversos trabalhos, incluindo a calibração de atomizadores na América Central, nos EUA, na Bahia, no Mato Grosso e no Maranhão. Em parceria com a Sabri, realizamos uma avaliação junto com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Pulverizando inovações
Dentre os principais produtos lançados pela Zanoni em 2023 destacam-se a linha de motobombas hidráulicas, uma nova bomba para abastecimento de combustível, bombas de pulverização para helicópteros e comportas para Cessna 188. As motobombas Zanoni (que são um dos principais produtos da empresa, com quase 1.000 unidades vendidas por ano) agora possuem também a opção com ativação com motor hidráulico, possibilitando a sua instalação em caminhões de suporte a aviões agrícolas (para aqueles que operam com bases móveis). Na linha de abastecimento de combustível, a Zanoni lançou uma nova bomba elétrica de corrente contínua (12V), agora sem restrição de tempo de operação (as bombas de combustível até então tinham um limite de 5 minutos). Na linha de comportas, foi lançada uma ferramenta semelhante à invenção da Zanoni para os Ipanemas, agora também para o Cessna 188, aumentando significativamente a eficiência das aeronaves a pistão no controle de incêndios em pastagens e lavouras, superando as caixas de alijamento originais. Por fim, na linha de asas rotativas, a Zanoni lançou uma bomba centrífuga para helicópteros que mantém o mesmo padrão de qualidade das bombas da marca.
Além dos produtos já lançados, a Zanoni seguiu com o desenvolvimento de algumas inovações promissoras para a aviação agrícola. A nova linha de bicos de pulverização, a nova linha de bombas eólicas e os dispersores de sólidos já estão em testes há alguns meses, recebendo a devida validação que equipamentos aeronáuticos devem receber antes de serem lançados no mercado. Alguns outros produtos inovadores para aviões agrícolas também entraram em fase de projeto durante 2023 e mais detalhes devem ser divulgados em breve. Na parte da engenharia, destaca-se também algumas melhorias na linha de atomizadores rotativos, principalmente como um novo sistema de antigotejante (mantendo o equipamento como o mais durável do mercado), e um novo sistema para abertura e fechamento rápido dos filtros de linho.
Um tiro ainda mais longo
A Zanoni Equipamentos tornou-se a maior equipe do mundo na fabricação de equipamentos para aviação agrícola. Com mais de 60 colaboradores, possui as mais variadas técnicas, experiências e conhecimentos, incluindo soldadores, torneiros, mecânicos, auxiliares de produção, engenheiros e administradores. O time, que vem crescendo ano a ano, também está recebendo capacitação constante e, nesse ano, teve a formação de lideranças que atuam nos diversos setores da empresa.
Na parte estrutural, a empresa inaugurou mais um prédio em sua sede e adquiriu novas máquinas, especialmente dedicadas às novas linhas de produtos que serão lançados em breve. Os investimentos realizados entre 2020 e 2022, para aumentar a capacidade produtiva dos produtos existentes, começam a dar frutos em 2023 e, mesmo com um aumento exponencial nas vendas, os prazos de entrega agora estão compatíveis com as demandas do setor aeroagrícola. Neste ano, a fábrica contou com a visita ilustre de parceiros estratégicos como a Ag-Nav (Canadá), Crosslands (EUA) e Conversiones SA (Guatemala).
Por fim, o processo de certificação da Zanoni junto à ANAC avançou consideravelmente. Apesar da autoridade aeronáutica brasileira não exigir que os equipamentos dispersores (incluindo comportas, bombas de pulverização, válvulas, filtros, bicos etc) sejam homologados, a empresa tomou essa iniciativa para dar maior segurança jurídica aos operadores no Brasil. Seu PMA (ou “COP” – segundo a normativa brasileira) e seus primeiros STCs (ou “CTEs” – segundo a normativa brasileira) estão em fase final de aprovação.
A Zanoni Equipamentos agradece a parceria e confiança de todos durante mais um ano!
Pictures