Início Brasil Mossmann já prepara segunda tiragem do Manual Teórico e Prático da Atividade...

Mossmann já prepara segunda tiragem do Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola

Lançamento ocorreu durante o Congresso da Aviação Agrícola e vendas chegaram a 90% dos volumes impressos

Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil lançado durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2023 é um sucesso no setor. Já na cerimônia de apresentação do livro, as vendas chegaram a 90% da primeira tiragem. Para a especialista em gestão da documentação Cléria Regina Mossmann, que divide a autoria da publicação com o engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann, sócios da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, a alta procura está associada à disponibilização de um conteúdo atualizado envolvendo os cursos de Coordenador (CCAA), Técnico Executor (CEAA) e de Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR).

Os interessados podem adquirir o livro diretamente no site da Mossmann ou pelo telefone (67) 9 9836-7091. Diante das vendas, a segunda tiragem está programada ainda para este segundo semestre e a elaboração do volume 2 para 2024. “Neste momento em que a aviação agrícola vem sofrendo com tanta desinformação, este livro foi a forma que encontramos para mostrar que o setor é pautado por uma regulamentação rígida”, pontua Cléria.

Agadir Jhonatan Mossmann reforça que o Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil vem suprir uma lacuna na literatura sobre a atividade. “Mostramos como se faz uma aplicação de qualidade, com segurança tanto para os profissionais envolvidos, quanto para a lavoura, meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade”, sinaliza o autor.

APRESENTAÇÃO

Para mostrar a importância do conteúdo do livro para a atividade, na tarde de lançamento da publicação no Espaço Ibravag, no pavilhão do Centro de Exposições Zanini em Sertãozinho/SP, foi realizado um painel envolvendo os autores e co-autores. Participaram do encontro, o engenheiro agrônomo Dr. Lucas Fernandes de Souza, servidor do Mapa; o economista e administrador de empresas Cláudio Júnior Oliveira, diretor operacional do Sindag; e o advogado Ricardo Vollbrecht, assessor Jurídico do Sindag e Ibravag, entidades apoiadoras da obra.

O painel contou ainda com a presença do professor Dr. Wellington Pereira Alencar de Carvalho, revisor do livro, que destaca a importância da obra para o setor que considera carente de literatura específica. “A publicação chega com o propósito de ser mais um material que possibilite às pessoas conhecerem a integridade da aviação agrícola e aos operadores ampliarem seus conhecimentos, bem como aprimorarem suas práticas”, pontua Carvalho.

Falaram ainda sobre a publicação: os engenheiros agrônomos João Miguel Francisco Ruas, mestre em Tecnologia de Aplicação e coordenador de Aviação Agrícola; Fábio José Bengozi, gerente do Programa Estadual do Uso de Agrotóxicos e Afins da Coordenadoria de Defesa Agropecuária/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e o engenheiro agrícola Edney Leandro da Vitória, professor, doutor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As demais entidades apoiadoras da obra também estiveram representadas. Fábio Kagi, gerente de Assuntos Regulatórios do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg); Célia Maria do Nascimento, da CM Assessoria Medicina e Segurança do Trabalho; Antônio Luiz Neto da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav); João Paulo A. Rodrigues da Cunha, representando o CAS (Certificação Aeroagrícola Sustentável) e a CropLife Brasil.

PAINELISTAS: Júnior Oliveira, Vollbrecht, Kagi, Bengozi, Neto, Vitória, Ruas, Carvalho, Cléria e Mossmann. Foto: Matriz Produções

Coautores apontam importância da publicação para profissionais do setor

A publicação passeia por diversas áreas de conhecimento que envolvem desde a parte de gestão empresarial até a operacional. “É um conteúdo muito importante reunido em um único livro, que pode ser usado tanto na academia, por estudantes, por quem está começando uma carreira profissional, quanto pelas empresas”, frisa o engenheiro agrônomo Lucas Fernandes de Souza. Doutor e servidor do Mapa, especializado em operações aeroagrícolas com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), Souza é um dos coautores da obra.

O economista e administrador de empresas Cláudio Júnior Oliveira, diretor operacional do Sindag, consultor Sênior do Programa Boas Práticas Aeroagricolas (BPA) Brasil, desenvolvido pelo Ibravag em parceria com o Sebrae Nacional, destacou a importância da construção de conteúdos relevantes sobre o setor. “O livro irá atender à necessidade de conversação com entidades e a sociedade como um todo, sobre a qualidade técnica da atividade no Brasil.” E pontua: “embora o setor esteja no Brasil há mais de 75 anos, o desconhecimento sobre a atividade ainda é pauta em alguns locais”.

O advogado Ricardo Vollbrecht, especialista em compliance em aviação agrícola, destaca que a atividade aeroagrícola é uma das mais regulamentadas do Brasil. “Daí a necessidade de manuais que levem a informação qualificada sobre a regulamentação do setor aos profissionais e sociedade”, pondera o advogado. Já o tecnólogo em Segurança do Trabalho, o suboficial do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) Milton Cardoso de Lima, especialista em segurança operacional, observa que o projeto prima pela diversidade de assuntos que dizem respeito à operação de forma sucinta e objetiva. E orienta “é um livro para se ter para consulta contínua”.

Lucas Fernandes de Souza, coautor do Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil . Foto: Matriz Produções
Exit mobile version