A gaúcha de Não-Me-Toque Joelize Friedrichs, uma piloto agrícola veterana de onze safras, se tornou a primeira piloto mulher no Brasil a obter o Certificado de Habilitação Técnica para voar o Air Tractor AT-802.
Joelize iniciou sua formação aeronáutica no Aeroclube de Carazinho, onde fez seu curso de piloto privado, e depois batalhou lavando e abastecendo aviões para fazer suas horas de voo e cursos adicionais. Após obter seu comercial, voou em uma empresa de táxi aéreo, até se tornar instrutora em multimotor e fazer seu CAVAG no mesmo Aeroclube de Carazinho onde tinha começado.
Após isso, Joelize acumulou uma rica experiência na aviação agrícola, voando Ipanemas, Cessna C-188 e Air Tractors em diversas culturas nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, em diversas culturas e chegando a se tornar sócia da empresa Agrofly, de Carazinho. Essa experiência capacitou Joelize a também ser instrutora de CAVAG.
Com a experiência adquirida voando um Air Tractor AT-502 na Fazenda Vale do Rio Verde, em Tapurah, Mato Grosso, em junho passado Joelize fez o curso teórico do AT-802 com Sepé Barradas, e neste outubro, fez o curso no simulador de voo do AT-802 na AeroGlobo Aeronaves. Seus primeiros voos no 802 ocorreram em 19 de outubro, na Fazenda Santa Luzia do Grupo Bom Futuro, em Sapezal- MT, e no mesmo dia Joelize foi checada por um INSPAC da ANAC, obtendo assim seu CHT para operar o AT-802 às vésperas de iniciar sua décima-segunda safra.
Joelize agora faz parte de um seleto grupo de pilotos a voar o AT-802, o maior avião agrícola em operação no mundo atualmente, a primeira piloto mulher no Brasil a obter esta certificação. Parabéns, e voe segura nesta sua próxima safra, Joelize!