Início Brasil Primeiro Seminário Aeroagrícola do Centro-Sul

Primeiro Seminário Aeroagrícola do Centro-Sul

Jeferson Rezende É ADM/RTV da Inquima. Piloto Agrícola de Aviões e Instrutor de Voo. Diretor Presidente-Gestor do AEROCLUBE DE GUARAPUAVA/CIAC. Foi membro pesquisador do NATA-PR/UNICENTRO. Piloto, atual Presidente do Aeroclube de Guarapuava/CIAC                    Membro voluntário de pesquisas do NATA/PR-UNICENTRO                    Representante Técnico de Vendas da INQUIMA

Guarapuava-PR, cidade conhecida como a Capital da Cevada Cervejeira, entrou para o mapa dos eventos de aviação agrícola com a realização, no último dia 18 de novembro, do Seminário Aeroagrícola do Centro-Sul pelo Aeroclube de Guarapuava/CIA, juntamente com a Unicentro-PR e a Aplicar Aviação Agrícola. O evento reuniu mais de 90 participantes, entre cooperados da Cooperativa Agrária Agroindustrial, agricultores da região, agrônomos e estudantes de agronomia da Unicentro e do Centro Universitário Campo Real, pilotos, e alunos-pilotos do ACG.

O encontro aconteceu na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios em Guarapuava. O local é sede não apenas do Aeroclube de Guarapuava, mas de uma das maiores e melhores cooperativas do país, a Cooperativa Agrária Agroindustrial. É sede também da Agrária Malte, a maior maltaria-cervejeira da América Latina, da FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária e de inúmeras fazendas agrícolas que despontam em altas produtividades de cevada cervejeira, trigo, batata, milho, feijão e soja.

Esta região do estado do Paraná já teve uma pujante atuação da aviação agrícola, mas hoje apenas um Air Tractor AT-402B opera na região, atendendo uma demanda apenas razoável.

O Seminário foi, portanto, uma oportunidade para que potenciais usuários entendessem melhor como funciona e conhecerem as muitas vantagens da aviação agrícola.

Houve palestras diversificadas, enxutas, objetivas e em sintonia com a realidade do campo e da região. Um depoimento oportuno do produtor rural Renê Bandeira, referência na cultura da batata-indústria, mostrou “vantagens incomparáveis do uso do avião nesta cultura”. O professor da Unicentro, Sidnei Osmar Jadoski discorreu sobre a “interação agronômica/aviação agrícola”, também mostrando o quanto é possível melhorar o manejo e a rentabilidade da lavoura. Eu falei sobre a “aviação, sua história e a tecnologia aeroagrícola”. Mostrei as vantagens econômicas obtidas com o uso do avião agrícola, e lembrei que a aviação surgiu no mundo para combater pragas, e tem tomado novamente importância e relevância para combater pragas (mosca minadora, mosca branca, cigarrinha do milho, vaquinha…).

Depois, apesar dos ventos de 40 km/h que perduraram por todo o dia, foi realizada uma dinâmica externa demonstrando a importância dos tanques pré-misturadores, e o funcionamento das aeronaves Ipanema e Air Tractor. Os apoiadores do Evento: ADAMA – Cresol – Inquima – STOL e Embraer, discorreram sobre produtos e novas tecnologias. O evento contou ainda com participação da Cooperativa Agrária Agroindustrial, e da Secretaria Municipal de Turismo de Guarapuava-PR.

Exit mobile version