Início Conselho de Craymer Conselho de Craymer – Excedimentos

Conselho de Craymer – Excedimentos

Tela do MVP-50

Eventos inesperados são incidentes que nenhum de nós quer ou precisa ter, mas eles acontecem apesar de nossos melhores esforços. O manual de manutenção contém uma lista bastante extensa de eventos que a Pratt & Whitney Canada descreve como eventos inesperados. Eles cobrem tudo, desde uma colisão de hélice até a imersão do motor em água. Neste artigo, vamos examinar alguns excedimentos, especificamente falaremos de exceder torque e exceder temperatura.

Quando um evento de excedimento de torque ou temperatura ocorre, o que será chave é a informação. Saber a resposta para as seguintes perguntas é extremamente importante: O quanto acima do limite? Quanto tempo permaneceu acima do limite? Esta informação ajuda a oficina de manutenção a determinar a extensão do trabalho exigido para retornar o motor ao serviço. É aqui que um MVP-50T ou outro sistema de monitoramento de motor mostra sua vantagem. Os dados nele registrados podem ser baixados e fornecer informações precisas quanto ao excesso e sua duração. Quando alguma coisa fora do ordinário acontece, o piloto pode estar ocupado; o mais importante é colocar o avião no chão com segurança. É por isso que sistemas de monitoramento de motores são um bônus para uma empresa.

Você poderá ser solicitado a preencher uma carta de informação de serviço Gen-135 quando um desses eventos inesperados ocorrer. Trata-se de um formulário descrevendo as circunstâncias do que aconteceu. Se o motor ainda estiver na garantia, a Pratt & Whitney Canada poderá também solicitar que um segundo formulário seja preenchido. Peça ajuda, se necessário; sempre queremos garantir que você não cause dores de cabeça a si mesmo por não colocar todos os pingos nos “i”. Você pode também visitar o seu representante de serviço de campo da Pratt & Whitney Canada, ou C-First, e perguntar o que precisa ser feito.

Anel dos estatores da turbina do compressor de um PT6A-34 após exceder temperatura

Qual é o primeiro passo se um evento de excedimento de temperatura ocorreu ou se suspeita que ocorreu? Primeiro, temos que nos certificar de que o sistema de indicação está funcionando corretamente. Ter certeza de que o que o piloto relatou foi exibido precisamente na cabine. A seguir, precisamos discutir o evento de excedimento de temperatura. As informações críticas deste evento são a temperatura atingida e sua duração. O manual de manutenção tem um gráfico no qual você pode buscar a temperatura e a duração, e verificar os itens de manutenção exigidos. Há um limite dentro do qual nenhuma ação é exigida, se o evento não passar dele. A próxima etapa é determinar e corrigir a causa do excesso de temperatura. Uma inspeção visual do motor pode ser também uma exigência de manutenção, após o excedimento de temperatura. À medida em que a temperatura e a duração aumentam, também aumenta o nível de manutenção. Se não for possível determinar a duração do evento ou a temperatura máxima que foi atingida, então é necessário agir conforme o pior caso. A remoção do motor e seu transporte para uma oficina de manutenção são exigidos para todos os eventos da categoria Área C. Quando a temperatura máxima não puder ser determinada, você deve indicar “ temperatura desconhecida” ao enviar o motor para inspeção. Isto sinaliza para a oficina de manutenção sobre como proceder. O processo de inspeção pode incluir o teste destrutivo de pelo menos duas palhetas da turbina do compressor, seguido por outros requerimentos de inspeção constantes do manual da PT6. Esses procedimentos são para excedimentos de temperatura que não ocorreram na partida do motor; se você teve um excedimento de temperatura na partida, há um gráfico separado para determinar as etapas que devem ser seguidas.

O manual de manutenção também trata de caso de corte inadvertido e religamento do motor durante o táxi. Este é um evento separado que deve ser tratado conforme determina o manual de manutenção. Já vimos problemas diretamente ligados ao corte inadvertido e religamento do motor, incluindo quebra das palhetas da turbina do compressor. É extremamente importante seguir o procedimento de inspeção quando um evento desses acontece.

Palheta trincada

Mudando o foco para o caso de excedimento do limite de torque; assim como no caso de excedimento do limite de temperatura, há um gráfico a ser consultado, com a duração de um lado e o torque máximo atingido do outro. A exigência de manutenção varia de nenhuma ação até o envio do motor para uma oficina. Se o seu caso ficar entre esses extremos, haverá itens do seu motor a serem monitorados. Primeiro, precisamos verificar se o sistema de indicação está correto. A seguir, pesquisamos no sistema de lubrificação, buscando por limalha no óleo. Gire a hélice com a mão, buscando ouvir se há algum ruído incomum. Remova o(s) detector(es) de limalha, a tela e o filtro do óleo e veja se há alguma limalha neles. Seguindo o manual de manutenção, execute um teste do motor no solo, para ver se tudo parece e soa normal. Certifique-se que nada mudou na operação da hélice, como um arranque ou uma parada brusca na partida e no corte. Acione o motor até a potência determinada no manual. Após completar o teste de motor no solo, retire os filtros, telas e detectores novamente para verificar a presença de limalha. Posteriormente, repita esses mesmos cheques após o intervalo prescrito no manual. Por exemplo, fazemos um motor funcionar a 80% de potência por 10 minutos e realizamos a pesquisa por limalha, repetindo o processo novamente no mínimo após uma semana ou 25 horas de operação. 

Suponha que você tenha um excesso de torque no topo do gráfico, exigindo a remoção do motor para inspeção e manutenção. Agradeça pelo PT6A ter um projeto modular; poderá acontecer de você precisar remover apenas a seção de potência e enviá-la para reparos, ao invés de retirar o motor inteiro do avião.

Sempre digo a todos para ouvirem seus motores e prestarem atenção quanto a alguma mudança. O PT6A é um motor robusto, que irá lhe dizer quando algo estiver errado. Se você notar algo na sua operação normal do motor, que lhe pareça ser estranho ou diferente, pergunte. Fale com seu mecânico sobre o que julgou ter mudado. Pode não ser nada, ou pode ser uma indicação de que algo mais dramático está por acontecer. Finalmente, se você tiver um excedimento de limite, não o ignore. Vamos todos torcer para que possamos evitar qualquer coisa inesperada. 

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail robertc@covingtonaircraft.com ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com

Exit mobile version