A desativação do antigo CENEA, o Centro Nacional de Engenharia Agrícola, fez com que se perdessem muitos dos registros históricos das turmas do Curso de Aviação Agrícola – CAVAG, o qual até 1991 foi o único curso de formação de pilotos agrícolas do Brasil, tendo se iniciado em 1967.
Teomar B. Ceretta, veterano piloto agrícola que lá se formou e voou 33 safras, está decidido a resgatar esta história. Após se aposentar, Ceretta passou a se dedicar a registrar a história da aviação. Autor do livro “Nas Asas da Linha do Tempo”, uma história da empresa francesa Aéropostale e seus pilotos (resenhado por AgAir Update na edição de maio de 2023), Ceretta é colunista na Revista Aeromagazine e Membro Colaborador das Revistas Ideias em Destaque, no INCAER, e na Revista Aeronáutica. Na sua terra natal, é Membro Correspondente da Academia Centro Serra de Letras de Sobradinho (RS). No exterior, é Membro Correspondente no Brasil do Instituto de Investigaciónes Histórico Aeronáuticas de Chile (IIHACH). Na Argentina, é Membro da Academia Santos Dumont Argentina. No Uruguai, faz parte da Academia de História Aeronáutica de Uruguay.
Com a cooperação de Eduardo Araújo, José Carlos Christofoletti, Wellington de Carvalho, e de muitos colegas, Ceretta está tentando reunir fotos dos 85 cursos realizados entre 1967 e 1991, formando nesse período 1.083 pilotos agrícolas participantes do CAVAG/CENEA, conforme Eduardo Araújo. A iniciativa já reuniu várias fotos, algumas faltando a identificação dos formandos. Se você quiser colaborar e tiver a foto de sua turma e/ou puder identificar os integrantes de alguma turma, pode entrar em contato com Teomar Ceretta pelo celular (48) 99140-1958 ou pelo e-mail cerettateo@hotmail.com.