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A que Altitude Você Está Voando? Parte Um

Por Ted Delanghe

Nota:  Este primeiro de uma série de dois artigos irá se focar em altitude densidade e desempenho de aeronaves. O segundo artigo irá se focar em outros fatores, tais como razão de subida, ângulo de subida e desempenho de decolagem.

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Eu gosto de espontaneidade, especialmente quando é bem planejada.

Voar com segurança via de regra envolve saber o que está por acontecer, de modo que não tenhamos de tomar decisões críticas de último minuto em situações de aperto. Como desviar de uma rede elétrica inesperada. Recuperar de um quase estol/parafuso devido a uma tesoura de vento violenta. Encolher os dedos do pé enquanto passamos sobre uma linha de árvores, porque um leve vento de cauda causou um momento emocionante demais. Tentar decidir se estamos muito perto de culturas sensíveis para garantir que não haja deriva.

Como diz o velho ditado, um piloto superior usa julgamento superior para evitar situações que exijam habilidades superiores. Quer seja o desempenho da aeronave, ou a meteorologia, ou o  estágio da cultura, é bom saber os fatores que afetam o desempenho do nosso avião. Muitos deles nós podemos antecipar. Após uma agradável manhã, voando a partir da pista da nossa base, com o ar denso graças à temperatura amena gerando empuxo e sustentação aos montes, a tarde traz temperaturas em elevação que podem causar uma notável redução no desempenho do avião. Nenhuma surpresa aqui, mas se a carga não for ajustada para acomodar esta mudança significativa de temperatura, as coisas podem se tornar muito excitantes, muito rapidamente.

Ou você viajou várias centenas de milhas de sua base para uma operação de pulverização em um reflorestamento de larga escala, onde os traslados podem ter muitas milhas de distância e cobrir território onde há consideráveis diferenças de altitude entre os vários quadros a serem pulverizados. Um avião de ótimo desempenho em um certo quadro pode se tornar lerdo em outro quadro situado muito mais alto, devido à redução da velocidade na subida para o terreno mais elevado, mas novamente, é algo que podemos facilmente antecipar.

Uma das coisas boas de se voar agrícola, é que você pode facilmente ajustar a carga para as condições. Tive a oportunidade de trabalhar com um experiente operador aeroagrícola no Arizona. Sua regra básica era de que aos 30° C, ele automaticamente reduzia a carga máxima para compensar a perda do desempenho, p. ex., em um AT-401, ele reduzia a carga de 360 galões (1.360 lts)  para 320 galões (1.210 lts).

Não se trata apenas de pouso e decolagem, mas mais especificamente, se você está trabalhando em uma lavoura pequena exigindo vários “balões”, uma carga muito pesada para estas condições fará que você se sinta como se estivesse se equilibrando em cima de uma bola, com os comandos moles e brigando para manter uma velocidade segura até que a carga se reduza. É realmente desconfortável voar “no limite”, perto de condições de estol/parafuso, além de ser muito cansativo.

É fácil de se lembrar de ajustar a carga às condições quando as coisas estão tranquilas, mas quando você tem uma fila de lavoureiros pedindo para que você pulverize suas lavouras atacadas por uma infestação de lagartas, há uma tendência para “se forçar a barra” por causa da urgência.

Muitos fatores afetam o desempenho do avião, e é a soma destes fatores que se deve saber antecipadamente. Na verdade, a soma destes fatores pode ser muito significativa no que se refere a redução de desempenho do avião, devido à potência disponível do motor, empuxo disponível da hélice e da sustentação disponível nas asas. Saber o quanto estes fatores afetam a capacidade de carga e/ou o desempenho de subida garante que as únicas surpresas que você terá serão as agradáveis.

Altitude Densidade – Uma Revisão Rápida

À medida em que a densidade do ar aumenta (menor altitude densidade), o desempenho do avião melhora, e à medida em que a densidade do ar diminui (maior altitude densidade), o desempenho do avião piora. Nenhuma novidade aqui, mas o que é surpreendente é o quanto mesmo uma pequena mudança de temperatura pode afetar a altitude densidade.

Usando a Figura 11-22 (cortesia do Pilot’s Handbook of Aeronautical Knowledge da FAA), comece com uma altitude do aeródromo de 5.883 pés MSL, uma temperatura de 21° C e um ajuste de altímetro de 30,10 pol. Hg.

Encontre 30.10 na coluna “Ajuste do Altímetro” e veja na segunda coluna, “Fator Conversão Altitude Pressão”, o valor -165. Subtraia 165 da altitude do aeródromo para obter uma altitude pressão de 5.718 pés. Na coluna na base do gráfico, localize 21° C e puxe uma linha até a altitude pressão de 5.718 pés, a qual fica a cerca de dois terços entre as linhas diagonais de 5.000 e 6.000 pés. Puxe agora uma linha direto para a escala esquerda do gráfico e encontre a altitude densidade aproximada, neste caso de 7.700 pés.

Em Que Altitude Você Está Voando 

Qual o significado disto? Que o avião irá desempenhar como se ele estivesse a 7.700 pés, com uma significativa redução de desempenho em relação à altitude real de 5.718 pés. Agora ponha isso em termos que um piloto agrícola consegue entender. A diferença é de quase exatamente dois mil pés de altitude. Isto significa que, dadas as condições do exemplo acima, quando você estiver pulverizando ao nível do solo, o avião terá uma redução de desempenho equivalente à de estar voando a 2.000 pés de altura. É algo que você realmente precisa considerar, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Ignorar os perigos da alta altitude densidade pode colocar tanto pilotos novatos como experientes em apertos, especialmente em condições de altas temperaturas e terreno elevado. Mas mesmo operando da pista de sua base, quando o movimento fica forte devido a uma súbita infestação de lagartas, a segurança pode ficar comprometida pela pressão momentânea para se fazer o trabalho.

Para resumir, uma altitude densidade alta reduz todos os parâmetros de desempenho de uma aeronave. Isso significa que a potência do motor é reduzida, a eficiência da hélice é reduzida e uma maior velocidade aerodinâmica é necessária para sustentar o avião em seus parâmetros operacionais. Isto significa um aumento na distância de decolagem e pouso, uma menor razão de subida e um distinto desafio para se evitar que a velocidade caia abaixo do confortável durante aplicações aéreas. Também significa ser necessário usar uma margem de segurança maior do que o usual para obstáculos.

É interessante observar que em aeroportos americanos situados acima de 2.000 pés, as torres de controle e os serviços de informação aeronáutica transmitem um alerta de “verifique a altitude densidade” quando a temperatura atinge um certo valor, como um lembrete para os pilotos de que altas temperaturas e altitudes resultaram em mudanças significativas no desempenho das aeronaves.

Assim, onde quer que você esteja operando, qualquer que seja o seu tipo de operação, tenha em mente o conceito de altitude e densidade. Você pode estar voando em uma altitude maior do que você pensa.

 

 

Figure 11-22 Translation

Figure 11-22. Density altitude chart = Figura 11-22. Gráfico de Altitude Densidade

Outside Air Temperature = Temperatura do Ar Externo

Approximate density altitude (thousand feet) = Altitude Densidade Aproximada (mil pés)

Altimeter setting (“Hg) = Ajuste do Altímetro (pol. HG)

Pressure altitude conversion factor = Fator Conversão Altitude Pressão

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