Início Combate a incêndios A NTSB Publica o Relatório Preliminar do Acidente de Juliana Turchetti

A NTSB Publica o Relatório Preliminar do Acidente de Juliana Turchetti

A National Transportation Safety Board (Junta Nacional de Segurança do Transporte, órgão do governo americano responsável por apurar acidentes ocorridos com meios de transporte, incluindo os aéreos) publicou o Relatório Preliminar (número de acidente WPR24FA238) referente ao acidente com o Fire Boss AT-802 pilotado por Juliana Turquetti. Este Relatório Preliminar não indica as causas possíveis do acidente, mas apenas descreve as condições sobre as quais o avião estava sendo operado e a dinâmica do acidente, estando sujeito a mudanças. Segue o texto do relatório abaixo: 

Em 10 de julho de 2024, cerca de 12:10, horário da Região das Montanhas dos EUA, um Air Tractor AT-802A, registrado como N10122, sofreu danos substanciais quando se envolveu em um acidente próximo a Helena, estado de Montana. A piloto sofreu lesões fatais. O avião estava sendo operado como aeronave de uso público, com o propósito de combater incêndio. 

O operador relatou que havia despachado quatro de seus bombeiros aéreos monomotores (Single Engine Air Tankers – SEAT) para Helena, em apoio aos esforços de combate aéreo ao fogo no Fogo Horse Gulch. O grupo de quatro aviões decolou do Aeroporto de Coeur d’Alene – Pappy Boyington Field (COE), em Coeur d’Alene, estado do Idaho, cerca de uma hora e 44 minutos antes do acidente, e voou direto até o lago Hauser, onde começaram a realizar uma operação de scooping no lago. O avião acidentado estava na posição número dois. Durante a primeira sequência de scooping do grupo, testemunhas no lago e os pilotos dos dois aviões voando atrás do avião acidentado viram o mesmo fazer uma curva à esquerda, para o sudoeste. Subsequentemente, o avião colidiu com um paredão de rochas vertical na margem sul do lago, caiu no lago e afundou.

O avião acidentado estava equipado com sistema de rastreamento de voo SpiderTracks. Os dados recuperados (Figura 1) mostram que após decolar de COE, o avião fez curva para o sudoeste e subiu até uma altitude de cerca de 9.400 pés acima do nível do mar. A aeronave prosseguiu no rumo sudeste, em altitudes variando entre 9.275 e 9.575 pés, até iniciar uma descida às 11:46. O grupo de quatro aviões sobrevoou o lago Hauser e completou várias curvas antes de fazer uma curva em descida à direita no lado leste do lago. O avião acidentado desceu até a superfície do lago, em uma trajetória de cerca de 279° magnéticos e percorreu cerca de 1.290 metros sobre a água. O avião então fez uma curva à esquerda, numa proa de 269° e percorreu cerca de 441 metros até o último dado registrado, na área no local do acidente. 

Exames no local do acidente revelaram que o avião permaneceu relativamente inteiro e estava submerso no leito inclinado do lago, adjacente a um paredão de rochas vertical no lado sul do lago. O avião imobilizou-se com uma proa de cerca de 225° magnéticos, em uma atitude de cauda baixa dentro da água, a qual tinha uma profundidade variando de 3 metros (no nariz) a 10 metros (na cauda). O conjunto da hélice havia se separado e estava localizado na base do paredão, submerso na água. Ambos os flutuadores haviam se separado da aeronave e permaneceram flutuando à superfície do lago.Todos os componentes estruturais principais do avião foram localizados no local do acidente.

Os destroços foram levados para um local seguro para exames adicionais. 

O relatório também informa que as condições meteorológicas eram VMC, com teto ilimitado e ventos de cinco nós.

Source: Aviation Safety Network – https://asn.flightsafety.org/wikibase/392934

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