HomeSINDAGAg-aviation will get through this

Ag-aviation will get through this

No momento em que o inverno chega no sul do equador, especialmente nas partes mais ao sul da América do Sul, as empresas de aviação agrícola estão tendo de encarar a luta contra o coronavírus Covid-19. Embora este vírus seja extremamente perigoso, especialmente para certas pessoas, os mais velhos e os com a saúde comprometida, tenho a esperança que as coisas ficarão melhores no futuro. Baseio esta esperança em como os EUA, com um terço dos casos e mortes por covid no mundo (mais de dois milhões de casos e mais de 116.000 mortes até 13 de junho), o contágio está começando a se reduzir a medida em que as pessoas praticam o distanciamento social (um metro de distância) e a higiene das mãos.

Espera-se que os governos latino-americanos aprenderão com os erros da Europa e dos EUA. No início, as pessoas, após fazer as compras de supermercado, limpavam cada saco com antisséptico. Eu sei porque eu também fazia. Só depois, ao longo da pandemia, é que isso passou a ser considerado desnecessário. As “regras” hoje são usar máscara em público, manter um metro de distância e lavar as mãos frequentemente. Mesmo estas regras estão sendo ignoradas por muitos a medida em que mais e mais estados retornam à atividade econômica normal. Restaurantes que estiveram fechados agora estão abertos, assim como salões de beleza e academias de ginástica. Há precauções sendo tomadas pela maioria, mas muitos acham que o governo mentiu, intencionalmente ou não, sobre a covid e que ela não é o demônio que muitos acreditam. Mortal sim, mas não no extremo reportado por nossa mídia tendenciosa.

Você dirá, “mas Bill, e todas estas mortes? Isso não pode ser manipulação!” Infelizmente, é. Agora está sendo relatado que um significativo número de mortes atribuídas à covid na verdade ocorreram por outras causas. Lembre-se, hospitais participam de programas nos quais são reembolsados por despesas com base em seu número de mortes por covid. Ter sido exposto à covid antes de ser atropelado por um ônibus não constitui uma “morte por covid”, mas esse tem sido o problema.

Vou descer agora do meu palanque político. Eu só queria lhe dar esperança de que há luz no final do túnel para esta pandemia. A aviação agrícola em todo o mundo tem ficado isenta da regulamentação draconiana imposta por governos e tem podido continuar a proteger o suprimento alimentar do mundo. É claro, uma sociedade faminta é muito mais perigosa do que uma com o vírus.

Antes que a covid fosse considerada uma pandemia, no final de janeiro deste ano, viajei para uma parte do Brasil à qual nunca tinha ido nestes mais de 25 anos de viagens pelo país: Maceió, Alagoas. Achei a região muito aprazível. Gina, Artur e eu até passamos umas pequenas férias em uma praia próxima a Maceió. Mas férias não passam sem trabalho, pelo menos não para mim! Bem próximo da praia há uma pequena cidade, Rio Largo. Lá, pude visitar a empresa da matéria de capa desta edição de AgAir Update: a Aviação Agrícola Alagoanas, Ltda. (AAA). Conheci os proprietários Gregory, Deta e Nicholas Smith. Ah, você vai dizer, “Mas Bill, o nome Smith é inglês!” Ah, sim, é verdade, porque os pais de Gregory Smith eram originalmente da Inglaterra. Porém, Gregory, Deta e Nicholas nasceram e se criaram no Brasil, exceto por uns poucos anos na juventude de Gregory, quando seus pais voltaram para a Inglaterra.

Porém, independentemente do nome inglês, os Smiths são muito brasileiros. E sua empresa, a AAA, é a maior operadora de Ipanemas no Brasil, além de ter recém recebido este ano um AT-402B novo, vendido pela AeroGlobo, de Botucatu.

Ao ler este fantástico artigo, você descobrirá como surgiram a AAA e sua empresa-irmã de manutenção, a MANAL, junto com o esforço de Gregory para achar o “lugar certo” para voar agrícola, como muitos pilotos agrícolas tem que fazer até encontrá-lo. Você lerá sobre como esta empresa familiar se tornou muito bem sucedida usando as Melhores Práticas para Negócios. Descobri, em minhas viagens pelo mundo, como isto é verdadeiro para muitas empresas aeroagrícolas: de propriedade familiar e bem sucedidas, operando de forma honrada.

Para mim, é muito especial ser parte de um segmento onde as empresas são, em sua maioria, de propriedade e operadas por famílias, longe da frieza de empresas corporativas. O AgAir Update também é uma empresa de propriedade e operada por uma família. Eu comprei a publicação de uma associação estadual de aviação agrícola, há mais de 35 anos atrás. Começando com aquele pequeno boletim de duas páginas, hoje nossos leitores tem uma revista impressa em cores e em papel couchê, que atinge os pilotos agrícolas de todo o mundo em três idiomas, inglês, português e espanhol. Tenho muito orgulho disso. Tenho orgulho, também, que meus filhos Casey e Graham sejam componentes importantes de AgAir Update. Este feito, de publicar uma revista como o AgAir Update, nunca esteve em meus sonhos. Quando comecei, só queria ajudar a associação local de aviação agrícola e recuperar a perda de renda que tive com a venda de minha aeroagrícola, em 1985.

Mas chega de falar de mim. Mergulhe nesta edição em português de AgAir Update deste mês e divirta-se. Sei que você encontrará muitos artigos interessantes para seu entretenimento, mas mais importante, para ajudá-lo a se tornar um melhor piloto agrícola e/ou empresário aeroagrícola.

Pessoalmente, devido a covid, já perdi de fazer uma viagem que tinha planejado para a América do Sul, e certamente também deixarei de fazer a segunda viagem que tinha planejado, para o final de julho, que seria para o congresso do SINDAG. Tenho muita esperança que as empresas aeroagrícolas latino-americanas sobreviverão a essa pandemia e que poderei novamente viajar por minha amada América Latina. Talvez isso já seja possível quando do congresso mexicano em outubro, assim como no Brasil e outros países em novembro. Até lá, higiene frequente das mãos e a manutenção de um metro de distância entre pessoas fará a sua parte para reduzir a transmissão da covid-19. Esta pandemia perturbadora um dia acabará, esperamos que logo.

Até o mês que vem, Keep Turning…

 

 

RELATED ARTICLES

[ufc-fb-comments]

CURRENT ISSUE

CLASSIFIEDS

Loading RSS Feed

Most Popular

00:00
00:00