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Year in Review

2022 em Revista

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Mais um ano se passou, literalmente voando. Como é tradicional, na primeira edição do ano AgAir Update faz uma retrospectiva dos artigos de capa das onze edições anteriores. Nossa retrospectiva começa com o artigo de capa de fevereiro de 2022, sobre uma empresa conhecida como Fênix Aviação Agrícola. A Fênix foi fundada no Mato Grosso por um experiente piloto do Rio Grande do Sul, Eduardo Azambuja Júnior, em dezembro de 2013. Uma empresa familiar, na qual também voam os dois filhos de Eduardo, enquanto sua esposa e filha ajudam com a parte administrativa, a Fênix iniciou com um Ipanema EMB-202A e hoje opera três Air Tractors (um AT-502B, um AT-402A e um AT-402B), um Ipanema EMB-201A e um Cessna AgTruck, além do EMB-202A original, voando mais de 300 mil hectares por ano.

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Nossa edição de março de 2022 fez uma merecida homenagem ao Cmdt. João Carlos Castro Tito, ou Tito, como ele é mais conhecido. De origem humilde, Tito teve de batalhar muito para obter suas licenças de piloto. Hoje aposentado após 36 anos de aviação agrícola, Tito tem o respeito e admiração de todos que o conhecem e sabem de sua história, plenamente merecendo o título de “Lenda Viva”.

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Outra Lenda Viva foi nossa capa da edição de abril – o Cmdt. Laudelino Bernardi, cuja Aero Agrícola Santos Dumont, além de ser uma empresa aeroagrícola reconhecida, também opera um dos mais respeitados cursos de aviação agrícola do Brasil, tendo formado mais de 1.000 alunos vindos de todo o Brasil e de outros países. Infelizmente, o Cmdt. Bernardi veio a falecer enquanto o artigo era escrito, mas seu espírito e ensinamentos vivem em todos os pilotos que ele formou.

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O controle de gafanhotos em Madagascar, na África, foi o assunto de nosso artigo de capa da edição de maio. O piloto e autor Christoph Druart nos deu um relato em primeira mão do que é operar helicópteros agrícolas no sertão africano, garantindo a segurança alimentar da população de Madagascar.

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Uma Fera agraciou nossa capa de junho. A adaptação feita pela Cascade Aircraft Conversions do motor Pratt & Whitney PT6A-140AG de 867 HP, junto com sua Carenagem de Pressão Positiva e outros melhoramentos à comprovada célula Thrush 510 tornou um excelente avião ainda melhor, capaz de voar com carga plena “todo o dia, todos os dias”, como disse o piloto Randy Sandstrom.

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A Amazon Aero Agrícola, uma aeroagrícola advinda de longa tradição familiar e operando na região do MATOPIBAPA (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará) foi o assunto de nossa capa de julho.

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Os 45 anos de mudanças, adaptação e inovação na Sana Agro Aérea foram relatados em nosso artigo de capa de agosto.

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Tudo o que fazemos, produzindo alimentos e fibras para o mundo, começa com a humilde semente. Nosso artigo de capa de setembro contou a história da Ciaseeds, uma empresa familiar que começou com uma fazenda produzindo milho e soja em 1986 e hoje planta 20.000 hectares de algodão, soja e milho, produzindo sementes de alta qualidade para os produtores da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com a ajuda de um Air Tractor AT-502B.

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A história da família Busato, que progrediu de uma fazenda de 800 hectares na Bahia para um total de oito fazendas onde plantam 52.000 hectares de soja e algodão hoje, foi contada em nosso artigo de capa de outubro. Para tratar destas lavouras, desde 1998 eles têm uma operação aeroagrícola dedicada exclusivamente para suas fazendas, com uma frota atual de três Air Tractors AT-502B e dois Ipanemas EMB-202A.

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A criatividade e inovação geralmente são características de empresas de sucesso. Este é o caso do assunto de nossa capa de novembro, a Agrossol Aero Agrícola, operada por Arnaud Araújo, o “Binho”, e seus dois filhos. Esta empresa desenvolveu um programa de pulverização na batata, o qual prolonga sua safra em mais quatro meses. Além disso, a responsabilidade ambiental é outra característica da empresa.

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Encerramos o ano com mais uma empresa inovadora em nossa capa de dezembro, esta no estado do Tocantins. A Foliar Aviação Agrícola, outra empresa familiar com raízes profundas – ela foi fundada em 2004 por dois irmãos e pilotos, Cristiano e Eduardo Juliani, cujo pai também tinha sido piloto agrícola. Ajudados por uma irmã e pela esposa de um dos irmãos, eles começaram com um Ipanema EMB-201A e hoje operam 12 aviões: cinco Thrushes (incluindo o primeiro Thrush P2 entregue no Brasil), um Ipanema EMB-201A , cinco EMB-202A e um Grumman Ag-Cat.

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