InícioInternacionalUma Visita à FBJ Aeroaplicaciones, Obregon, Sonora, Mexico

Uma Visita à FBJ Aeroaplicaciones, Obregon, Sonora, Mexico

Fiz uma visita técnica a Ciudad Obregón, para ajudar esta empresa aérea agrícola a aumentar a deposição de defensivos nas culturas-alvo através do uso de menores volumes de aplicação.

Esta aerogrícola opera uma frota de Piper Braves, todos em condição impecável, sendo a manutenção uma das maiores prioridades. As principais culturas tratadas incluem trigo, aspargos e batatas, com praticamente todas as aplicações sendo feitas a 40 litros por hectare. 

Para aumentar a deposição de defensivo no alvo é necessário seguir uma sequência de passos simples.

É necessária a instalação de equipamento adequado na aeronave, como bicos que produzam um espectro de gotas uniforme ou melhor ainda, atomizadores rotativos de qualidade que possam ser ajustados para produzir o espectro de gotas desejado.

O autor com Joel Baldenebro Arredondo e seus filhos Joel, Alejandro e Cristian, além do piloto e sócio Marco Garcia.

A instalação do equipamento nos aviões da empresa estava perfeita, com oito atomizadores Zanoni instalados em um Piper Brave, sendo as unidades mais externas posicionadas a 66% da envergadura. Além disso, as barras estavam rebaixadas e posicionadas horizontalmente atrás do bordo de fuga da asa, para tirar proveito do “downwash” e obter melhor largura de faixa. Alejandro Baldenebro tem me seguido há vários anos na internet, e fez estas modificações baseadas em trabalhos que tenho feito e testado em várias aeronaves ao longo de muitos anos, com os atomizadores posicionados abaixo da barra de pulverização. 

Passo 1: Verificamos que todos VRUs de controle de vazão estavam com o mesmo ajuste.

Passo 2: Conduzimos testes de calibração para determinar que todos os atomizadores tinham a mesma vazão, conectando a bomba de carregamento ao avião na conexão do bypass. Dessa forma, era possível também observar a pressão da barra. As vazões estavam praticamente idênticas em todos os atomizadores, quando testados por 30 segundos na pressão de 40 lbs/pol.

Passo 3: Verificação em voo do volume realmente aplicado: carregamos o hopper até uma marca bem visível com o avião estacionado em área plana. Conduzimos uma aplicação simulada, com o bypass aberto por um minuto, depois estacionamos no mesmo lugar e verificamos o novo nível do hopper para medir o volume realmente pulverizado. Depois disso, verificamos no GPS a área pulverizada e calculamos o volume real sendo aplicado.

Quando os VRUs foram ajustados para o orifício de 4 mm, para menores volumes de pulverização, o piloto observou que a pressão da barra estava muito alta e que era necessário reduzir o passo das pás da hélice da bomba para manter a vazão desejada. Quando um avião está equipado com atomizadores rotativos, a pressão da barra deve ficar entre 22 e 45 lbs/pol.

O acréscimo de adjuvantes adequados a base de óleo exerce várias funções.

Estes produtos devem fazer o controle da evaporação das gotículas de spray, garantindo que elas mantenham sua integridade e seu tamanho, do momento em que saem do equipamento de pulverização até atingirem o alvo, e que se mantenham líquidas por um mínimo de cinco minutos depois. Além disso, o adjuvante deve permitir a dispersão das gotas na folha ou na praga, para aumentar seu efeito e a absorção de produtos sistêmicos. Após muitos anos de experiência, provei que com um excelente óleo ou adjuvante nós podemos esquecer totalmente as limitações de temperatura e umidade. Este efeito foi bem resumido por Greg Dahl, especialista em adjuvantes que disse: “plantas não absorvem pedras”. 

Conduzi uma demonstração prática usando um pulverizador manual com atomizador rotativo Micron ULVA para demonstrar como um tamanho de gotas uniforme realmente se parece. Repeti a demonstração usando os adjuvantes Bonus and Crosshair, e todos os participantes ficaram muito impressionados com o resultado. Houve um dramático aumento na duração das gotículas de spray, a ponto delas permanecerem líquidas por mais de 20 minutos, ao invés de evaporarem em 10 segundos. 

Fiz uma palestra à noite para produtores da região, para explicar os conceitos para terem sucesso nas aplicações. Ela foi promovida pela FMC Corporation, a qual também forneceu o adjuvante “Bonus”, que eu avaliei inicialmente usando o pulverizador manual Micron ULVA. Este produto se misturou facilmente com água e resultou em excelente controle da evaporação, combinado com dispersão das gotas e uma redução do número de gotas menores de 150 microns. Isso significa que o produto seria ideal como auxílio de deposição, especialmente com herbicidas. 

Um dia de campo ocorreu após a palestra, com demonstrações práticas do efeito dos adjuvantes Bonus and Crosshair e subsequentemente usando os atomizadores rotativos Zanoni instalados em um Piper Brave. Ambos os produtos aumentaram a uniformidade das gotículas de spray, além de gerar um excelente controle da evaporação, fazendo deles uma escolha ideal para aplicação de fungicidas e inseticidas na batata. 

Também foram conduzidos testes usando bicos CP03 à alta pressão de 110 lbs/pol, o que produziu um bom espectro de gotas aplicando a 40 litros por hectare, porém com maior número de gotas grandes do que com os atomizadores. 

Após as demonstrações, uma lavoura de batatas foi pulverizada usando o Piper Brave com os atomizadores Zanoni, para aplicar fungicidas e inseticidas com o adjuvante Crosshair, em um volume de aplicação de 10 litros por hectare ao invés dos usuais 40 litros. 

Resultados: um controle soberbo das doenças fúngicas e de quebra o controle de um séria praga de Lepidoptera, a “traça da batata” (Phthorimaea operculella). Este controle era bem visível minutos após a aplicação, quando caminhei pela lavoura com o produtor. Desde a adoção dos baixos volumes, o intervalo de pulverização foi aumentado de 7 para 10 dias, demonstrando um forte benefício econômico para o produtor, além do aumento da produtividade do avião 

Alan McCracken verificando os VRUs dos atomizadores rotativos.
Deposição do spray em folhas de batata.

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