Início HEALTH The Drop – Ryan Editorial

The Drop – Ryan Editorial

O Lançamento – Mentoria é a Chave

Tendo recém-chegado de duas semanas de viagens para congressos, constato que o assunto da mentoria surgiu repetidamente, em duas reuniões diferentes. Isto me fez refletir sobre o valor da mentoria e o que eu não teria realizado se não estivesse cercado pelos mentores certos ao longo dos anos, desde minha carreira anterior na segurança pública até o primeiro profissional do negócio editorial disposto a me dar dicas de fotografia e de como escrever artigos. Eu não estaria em meu papel de hoje sem os valores e as lições que meus mentores me instilaram durante minha carreira.

Olhando mais para trás, eu duvido até que eu estaria no mundo da aviação se não fosse pela influência de uma de meus primeiros mentores, minha avó, que dirigia seu carro até a cerca do aeroporto internacional e me dizia para subir no capô do carro, para que eu pudesse sentir a emoção de ter um 747 passando rugindo por cima de nós, em sua aproximação final.

Muita gente neste negócio tem histórias parecidas com a minha. Alguns tiveram o início de suas carreiras na aviação devido a um momento fundamental, o qual ligou a chave da vontade de sentir cheiro de querosene de aviação em seus cérebros. O mesmo sentimento que te faz sentir-se em casa no momento em que você sente aquele cheiro familiar de aeroporto.

Nos dois congressos em que estive, houveram cerimônias de homenagens a pessoas, e todos os homenageados mencionaram o tremendo impacto que um ou mais mentores tiveram em suas carreiras. Mostrando a maneira certa de fazer as coisas, o caminho certo ou mesmo abrindo portas específicas para fazer a passagem de seu mentorado mais fácil do que tinha sido para eles.

Durante um encontro em um dos congressos em que estive, houve várias conversas entre alguns dos veteranos, alguns dos quais com vários anos no combate ao fogo, mencionando lições aprendidas com alguns dos grandes, incluindo Walt Darren. Eles falavam de lições aprendidas com alguns dos nomes de referência, os quais tinham lhes dado conhecimento que os ajudou a se manterem vivos. Uma das descobertas chave que fiz naquele encontro foi que havia muitos funerais nos dias da velha guarda. Nos dias em que eles não tinham o conhecimento que tem hoje, e as lições que aprendiam eram escritas com sangue, ou passadas por pilotos que tinham errado mas miraculosamente sobrevivido para contar e compartilhar o que tinham aprendido, para que outros não repetissem o mesmo erro que eles tinham cometido.

Se você lê minha coluna regularmente, pode ser que tenha lido uma coluna de vários meses atrás, sobre “conhecimento tribal” e a necessidade de se compartilhar essa informação para o bem geral de nossa atividade. A mentoria anda de mãos dadas com o conhecimento tribal, para equipar a próxima geração com as ferramentas e o conhecimento que eles precisam para ter êxito.

Não importa em que atividade você está, não há como pôr um preço no valor da mentoria. Até hoje, ainda sou contatado por gente para quem fui um mentor ao longo dos anos, e ainda se referem a coisas que eu lhes ensinei há anos atrás e que hoje se tornaram hábitos conscientes, ou algo que eles usam diariamente ou que já passaram para a próxima geração.

Do piloto-bombeiro ao técnico de manutenção, e em todas funções entre um e outro, há um milhão de lições que podem ser ensinadas. Estas lições podem variar de como se comportar na linha de voo ou no rádio, até coisas complexas sobre como combater um incêndio. Esse aprendizado e conhecimento tem que ser passado de algum lugar, e todos nós sabemos que algumas coisas podem ser aprendidas em um livro, mas que muitas coisas em nossa atividade tem de ser demonstradas, praticadas e dominadas ao longo do tempo. Com mentores capazes de mostrar esse caminho para o sucesso, poderemos manter nossa atividade.

De minhas próprias experiências e do que eu aprendi com meus mentores, descobri que o valor do que você pode passar para outros ultrapassa de longe o que você pode ganhar no curto prazo guardando esse conhecimento para si. Há muitas lições a serem ensinadas; espero que nós, como uma coletividade, continuemos a ensinar estas lições e habilidades críticas para aqueles que precisam e desejam saber aquilo que temos para compartilhar.

Voe seguro,

Exit mobile version