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Tem Certeza? – Uma Conferida na Equação da Decolagem

Uma das melhores coisas na aviação é que sempre há algo novo para se aprender. Isso tem o efeito geral de nos manter humildes, se formos capazes de ouvir e nos tornarmos pilotos melhores e mais seguros. O que se segue é um exemplo de como se pode aprender rápido.

Eu estava operando um Thrush S2R em uma pista agrícola de terra, de 900 metros, e a equipe de terra acidentalmente encheu total o hopper, com 400 galões (1.500 litros), ao invés de colocar a carga normal que eu estava usando, de 360 galões (1.360 litros). Eu nunca tinha voado o Thrush com carga máxima, mas ao invés de perder tempo e esforço usando baldes para reduzir a carga, decidi que o avião poderia voar com o peso extra.

Taxiei até a cabeceira oposta ao carregamento para decolar com vento de proa, e me lembro claramente de ficar pensando durante o táxi se tinha sido inteligente decidir decolar com um pouco mais de carga do que antes. Será que os 40 galões extras não seriam muita coisa?

Logo no início da corrida de decolagem, ficou óbvio que a aceleração do avião estava lenta. Me arrastando pela pista, que agora parecia ser mais curta do que uma hora atrás, eu desejava ter um pós-queimador só por alguns segundos, para fazer aquela coisa voar. Minha voz interior não parava de perguntar, “Tem certeza que tem pista suficiente?” Nós já tínhamos voado pelo menos 12 cargas naquele dia, e eu estava pensando que uma a mais não seria problema, embora nós estivéssemos 140 litros mais pesados. 

Também me lembro claramente do avião parecer travado, levantando a cauda bem depois do ponto onde eu tinha colocado uma bandeira vermelha como referência para “cauda levantada”. Finalmente consegui sair do chão, logo antes do fim da pista, mas tinha na frente uma linha de árvores altas.

Felizmente minha mão esquerda não estava dando mole para o azar, e enquanto eu entrava em modo pânico, ela abriu o alijamento e lá se foram 1.500 litros de fungicida, me permitindo subir vitorioso sobre as citadas árvores. Foi uma experiência cara, porém altamente educacional. 

Após um tenso momento “uau, essa foi perto”, fiz um circuito de tráfego rápido e pousei, carreguei novamente com uma carga normal e decolei para a próxima lavoura na ordem de serviço. Após a última carga daquele dia, tive tempo para examinar o trabalho do dia e em particular, passar algum tempo pesquisando porque aquela decolagem específica realmente chamou a minha atenção. Quero dizer, eram só 140 litros a mais!

Parte dessa pesquisa envolveu revisar as poucas vezes que testemunhei outros pilotos fazendo decolagens que não terminaram bem. Um Brave que pilonou e terminou de dorso na pista. Um Ag-Cat abortando uma decolagem a ponto de fazer os freios pegar fogo. Um Dromader que bateu no terreno ascendente que havia após o final da pista. Todos eles eram pilotos experientes. Felizmente, ninguém se machucou seriamente.

Um fator comum a todos estes eventos é que todos os aviões estavam com cargas levemente acima do normal, exatamente como no meu caso, e todos os pilotos tinham certeza que eles conseguiriam decolar com segurança, apesar da pequena sobrecarga. 

A Equação da Decolagem 

Há uma equação desenvolvida por engenheiros para o cálculo da distância necessária para uma decolagem. Ela inclui a resistência ao rolamento dos pneus, o coeficiente de arrasto, o peso total e muitos outros fatores. Ela também supera a minha matemática, mas ilustra o quão complexa uma tarefa aparentemente simples como uma decolagem pode ser. 

Um Burro Empacado

A primeira pergunta é, como um pequeno aumento na carga pode ter um efeito tão pronunciado na decolagem? E a segunda pergunta é, como quatro pilotos experientes poderiam não estar ao par desse efeito tão pronunciado?

Vamos começar com a inércia de um avião parado que estamos tentando empurrar. Isso não é problema quando ele está vazio, mas tente empurrar o mesmo avião totalmente carregado! Tenho certeza que o motor “sente” a mesma coisa quando tem de fazê-lo correr para decolar. É como puxar um burro pelo arreio, tentando fazer o animal empacado andar.

No meu caso, que diferença poderiam fazer 140 litros? Isso é apenas um aumento de uns 6%, dado um peso total de 2.612 kg.

Usando a regra básica de que um aumento do peso da aeronave de 10% resulta em 20% a mais na distância da decolagem, um aumento de 6% no peso deveria aumentar a distância de decolagem em 12%. Eu estava usando em torno de 750 metros para decolar naquela pista, assim esses 12% significariam acrescentar mais 91 metros na distância de decolagem. Isso dá 841 metros numa pista de 900 metros, deixando pouca margem para erro.

Mas não é tudo. Devido ao peso extra, os pneus ficam um pouco mais achatados do que o normal, resultando em maior resistência à rolagem durante a decolagem. É difícil quantificar, mas pense em como um carro que tem um pneu meio vazio em um lado puxa para aquele lado, quando rodamos com ele.

Além do mais, a pista de terra “afunda” mais com a pressão dos pneus devido ao maior peso. E peso maior significa uma velocidade maior para decolar, com uma aceleração menor para atingir esta velocidade, o que resulta em uma distância ainda maior de decolagem.

Ao final, a resposta à questão de porque um pequeno aumento na carga pode resultar num grande efeito no desempenho de decolagem é uma soma de fatores, que tem sua causa principal no aumento de peso: maior inércia, maior resistência à rolagem, maior potência exigida. Quanto maior a carga, mais crítico se torna um aumento desta carga..

É similar a uma pessoa fazendo levantamento supino na academia. Ao se iniciar, é fácil de se ir acrescentando pesos de 5 kg à barra, mas à medida que o peso total aumenta, mais difícil fica para se levantar a barra, e os aumentos do peso vão ficando menores e menores. Até que finalmente você não consegue nem aumentar meio quilo e ainda levantar a barra. A potência exigida ficou igual à disponível.

Assim, se você se ver com uma carga maior do que o normal, mesmo que por pouca coisa a mais, e isso te coloca em uma situação com a qual você não está familiarizado, pense bem no caso. Você tem certeza que é seguro? Se não tiver 100% de certeza, perca um tempo para tirar o produto a mais do hopper. Como em muitas coisas na aviação, ter certeza não é uma opção, é uma obrigação. 

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