Dirigentes do Sindag reforçaram a parlamentares a campanha contra os mitos em torno da atividade aeroagrícola, abordaram no órgão de aviação civil demandas sobre formação e pilotos e mecânicos e prestaram homenagem a diretor
O mês de setembro fechou com mais uma rodada de visitas do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e do conselheiro da entidade Francisco Dias da Silva a gabinetes do Senado, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Com direito ainda a uma visita à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), também na capital federal. Os encontros, ocorridos nos dias 26 e 27, tiveram como foco, além da política permanente de aproximação institucional e diálogo da entidade, a divulgação da campanha Chega de Preconceito Contra a Aviação Agrícola, iniciada no dia 21, nas redes sociais do Sindag e Ibravag.
Nesse sentido, no Congresso Nacional os dirigentes aeroagrícolas passaram pelos gabinetes dos senadores dos senadores Luis Carlos Heinze (PP/RS), Tereza Cristina (PP/MS), Hiran Gonçalves (PP/RR), Vanderlan Cardoso (PSD/GO), Alexandre Giordano (MDB/SP) e Margareth Buzetti (PSD/MT). E visitaram também os deputados federais Beto Richa (PSDB/PR) e Pedro Westphalen (PP/RS).
Já na ANAC, a visita foi também para um agradecimento especial, com a entrega da maquete de um avião agrícola Air Tractor ao diretor Luiz Ricardo de Souza Nascimento. Neste caso, segundo Gabriel Colle, “a maquete é um símbolo de agradecimento do setor pelo trabalho de Luiz Ricardo pela relatoria do texto de modernização do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 137 – que entrou em vigor no dia 2 de outubro”.
Segundo o Colle, o encontro com Luiz Ricardo tratou também do esforço da ANAC em buscar recursos do Fundo Aeroviário para investir na ampliação da formação de mecânicos e pilotos de aeronaves. Tema que interessa muito ao setor aeroagrícola (que teme a falta de pessoal nessas áreas) e no qual o diretor da ANAC está trabalhando com foco também em fortalecer os aeroclubes (como escolas de formação). Major-brigadeiro do ar da Força Aérea, Luiz Ricardo assumiu diretoria na ANAC em dezembro de 2021. Depois de manifestações do Sindag e de diversas entidades aeronáuticas apoiando sua indicação, justamente pelo dinamismo e caráter estritamente técnico de seu trabalho.