Matérias foram ao ar na semana do Dia Nacional da Aviação Agrícola, sobre os fatos e personagens que levaram ao primeiro voo no Brasil, em 1947
O Brasil comemorou em 19 de agosto os 76 anos do nascimento da aviação agrícola no País. Por conta disso, este ano o Sindag publicou em seu site uma série de cinco matérias abordando os fatos que antecederam o primeiro voo aeroagrícola no País, em 1947, além de personagens e cenários nos bastidores da época.
Por exemplo, lembrando que o ataque de gafanhotos que marcou a gênese do setor em uma década complicada para o Brasil – tendo iniciado com o mundo em guerra, além dos episódios de enchentes históricas no Rio Grande do Sul, Estado onde ocorreu o primeiro voo. Culminando com entradas sucessivas de nuvens de gafanhotos no território gaúcho, especialmente a partir de 1946.
E atingindo Pelotas, onde o agrônomo Antônio Leôncio de Andrade Fontelles e o piloto Clóvis Gularte Candiota protagonizaram uma operação pioneira no Brasil. Seguindo exemplos dos Estados Unidos e da Argentina e com um equipamento de pulverização encomendado em uma funilaria local e adaptado em um biplano do aeroclube pelotense.
Além dos feitos e personagens, o material aborda também o desenvolvimento indústria do setor– lembrando que a primeira operação foi com um avião de fabricação nacional; descrevendo os preparativos e a largada para a operação. Mostrando ainda como está atualmente o setor aeroagrícola brasileiro.