InícioBrasilEUA: Sindag e Ibravag Marcam Presença na Ag Aviation Expo 2023

EUA: Sindag e Ibravag Marcam Presença na Ag Aviation Expo 2023

Evento da NAAA, na Califórnia, teve a maior comitiva desde 2016, com proposta brasileira para uma entidade internacional envolvendo também Canadá, Argentina, Uruguai e diversos países

A proposta de criação de um comitê aeroagrícola internacional envolvendo o Sindag, o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e a Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) foi um dos destaques na programação da comitiva brasileira na Ag Aviation Expo 2023. O evento da NAAA ocorreu no início de dezembro, em Palm Springs, na Califórnia. Este ano, o grupo brasileiro teve cerca de 20 participantes e foi o maior no congresso norte-americano, nos oito anos de parceria entre a NAAA e o Sindag para visitas de ida e volta nos eventos de cada país.

O grupo do Brasil teve o vice-presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, e o diretor operacional da entidade, Cláudio Júnior Oliveira; além do presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf. Como ocorre desde 2016, o sindicato aeroagrícola brasileiro contou também com um estande na mostra de tecnologias e produtos do evento – que estava situado ao lado do espaço da Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca).

O Brasil também marcou presença com empresas e profissionais apresentando suas tecnologias e pesquisas. Sem falar no fato do vice-presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, ter arrematado o item de destaque no tradicional leilão da NAAA no evento. No caso, uma turbina PT6A-34AG, da Pratt & Whitney, adquirida para a empresa brasileira Tangará Aviação Agrícola.

ASSOCIAÇÃO

No caso da proposta da entidade internacional, a conversa envolveu o presidente da NAAA, Craig Craft; o diretor-executivo da entidade norte-americana, Andrew Moore, o diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, e o presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf. O tema também deverá ser levado pelo Sindag no ano que vem ao Canadá, ao Congresso da Associação Canadense dos Aplicadores Aéreos – a CAAA AGM, Conference & Trade Show, marcada para os dias 29 de fevereiro e 1º de março.

Depois disso, a expectativa é de que a conversa continue em território brasileiro, durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg 2024), no Mato Grosso. O evento será no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger (a cerca de 30 quilômetros do Centro de Cuiabá), de 20 a 22 de agosto. No ano que vem, com amplitude aumentada, já que abrangerá também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola – segundo o revezamento anual que ocorre entre o Sindag, a ANEPA e a FeArCA.

RELATED ARTICLES

Most Popular