InícioBrasilBRASÍLIA: Agenda Afinada na Câmara Agrocarbono, Pauta Renovada na FPA e Homenagem...

BRASÍLIA: Agenda Afinada na Câmara Agrocarbono, Pauta Renovada na FPA e Homenagem no Cenipa

Roteiro do Sindag na capital federal fecha o ano com representação ampliada no Ministério da Agricultura e a presença garantida do setor nos debate políticos de 2024

A inauguração da Câmara Temática AgroCarbono Sustentável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve na agenda de final de ano do Sindag em Brasília. A solenidade foi em 28 de novembro, na sede do Mapa. Além do grupo que nasceu tendo a entidade aeroagrícola entre seus 44 membros, o diretor-executivo Gabriel Colle também representou o sindicato aeroagrícola na assembleia geral mensal do Instituto Pensar Agro (IPA), tendo ainda acompanhado as últimas reuniões do ano da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O dirigente aeroagrícola teve ainda agenda no Congresso Nacional, onde conversou com o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Alan Rick (União/AC). Neste caso, agradecendo ao parlamentar pela aprovação da realização, em 2024, da audiência pública sobre o setor aeroagrícola, solicitada pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). “ Também convidamos o senador Alan Rick para fazer a abertura do Seminário sobre Aplicações aéreas, que estamos articulando para 2024 no Acre (estado do senador)”, explica Colle. Convite que, segundo o dirigente, já teve aceite do parlamentar.

O roteiro de Colle na capital federal, em dezembro, incluiu a solenidade de entrega de entrega do prêmio de Destaque do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) – na sede do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Entre os agraciados de 2023, estão Colle e o diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira – que estava nos Estados Unidos e recebeu o prêmio após seu retorno. A distinção, conferida anualmente a quem se destaca na disseminação da cultura de segurança do setor aeronáutico, foi devido a iniciativas como as Academias Brasileiras de Segurança de Voo Aeroagrícola e de Segurança na Manutenção (promovidas pelo Sindag)

CARBONO

No caso da Câmara AgroCarbono do MAPA, ela será dividida em quatro grupos de trabalho e as estratégias para diminuir a pegada de carbono no setor estão entre as prioridades do Ministério para 2024. “Assim como já estava na agenda do setor aeroagrícola”, assinala o diretor do Sindag. Por conta disso, aliás, o tema já havia sido incluído no esboço da programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2024 (em agosto, no Mato Grosso).

O novo grupo temático conta com entidades financeiras, certificadores, auditores, agtechs, reguladores, academia e entidades envolvidas com o tema da sustentabilidade das cadeias produtivas do agronegócio. A agenda da AgroCarbono já tem prevista para janeiro um workshop em Brasília, com as entidades reguladoras.

IPA E FPA

Na assembleia mensal do IPA e na reunião-almoço da FPA, o destaque foi o balanço apontando os desafios no cenário político para 2024. Destaque aí para a polarização ainda forte no País e que tende a se acentuar no ano que vem, por conta das eleições municipais. “Na assembleia do IPA, aproveitamos para reforçar e fazer constar novamente em ata a necessidade de reforço nas estratégias de comunicação para valorizar e desmistificar a atividade aeroagrícola”, destacou Colle.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments