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Sem Necessidade de Surpresas

Me lembro de um anúncio de cera para carros que dizia, “use este produto e as únicas surpresas que você terá serão as agradáveis”. O que soa bem, mas quando estou voando, prefiro não ter nenhuma surpresa.

Isto se aplica especialmente à aplicação aérea. Um fio de telefone subitamente surgindo “do nada”. Uma rajada de vento particularmente violenta na final curta. Um tubo de pitot entupido por um inseto, deixando seu velocímetro inútil. A questão é, como eliminarmos ou pelo menos minimizarmos o efeito destas “surpresas”, as quais podem resultar em um dia ruim no escritório.

Geralmente, não é o que sabemos que nos causa problemas. É o que não sabemos que pode realmente chamar nossa atenção. Todos nós temos pontos cegos em nossa base de conhecimento, independente de nosso nível de experiência ou familiaridade com aplicações aéreas. Como podemos efetivamente lidar com esses pontos cegos?

Uma opção é ler e estudar relatórios de acidentes, facilmente disponíveis em agências de segurança de voo. Ponha-se na cabine e imagine qual seria sua reação naquele cenário. Tão importante quanto, pense em procedimentos que você poderia adotar para evitar ter uma experiência pessoal de uma dada situação em particular.

Na mesma linha, descobri que compartilhar histórias e experiências com colegas pilotos pode ser de grande ajuda para evitar situações potencialmente perigosas. Tenho tido a sorte, em meus anos de voo, de encontrar vários pilotos agrícolas veteranos dispostos a dividir seu conhecimento comigo. Neste espírito de compartilhamento de informação, seguem abaixo alguns cenários que eu experimentei pessoalmente e que espero sejam de interesse para pilotos de todos os níveis. Uma grama de prevenção é melhor do que um quilo de solução.

Fadiga

O sinistro e perigoso espectro da fadiga vem no topo da minha lista como sendo um sério concorrente para o primeiro lugar em fatores causadores de acidentes. Uma das primeiras experiências dramáticas que tive como piloto agrícola foi ao voar um Super Brave em coordenação com outros dois aviões, durante uma safra extremamente movimentada. Quando não eram ervas invasoras, eram insetos, e se não eram insetos eram fungos. Para piorar, parecia que a Mãe Natureza estava cooperando com os deuses da aviação, fornecendo condições climáticas ideais para aplicação o dia inteiro. Isto realmente montou um palco para termos alguns pilotos bem cansados e fatigados

Foi então que eu comecei a dar “pescadas”, um termo muito familiar para quem dirige por longas distâncias. Você simplesmente cai no sono momentaneamente ao volante, o que já é suficientemente perigoso no chão. No ar, pode ser fatal. Em meu caso, tive uma breve excursão na Terra dos Sonhos durante o último “tiro” em uma lavoura de trigo. No meio do “tiro”, as rodas tocaram no chão e o avião respondeu com um pulo decididamente violento. Felizmente, a cultura estava baixa e o único efeito foi o meu enorme susto. Me recompus, terminei o “tiro”, fui para a base, cortei o motor e fui dar uma boa e longa dormida.

Por que deixei a fadiga me vencer? Foi porque estávamos enfrentando uma sequência de pragas, e ninguém queria ser o primeiro a dizer “chega”. Ao invés, confiávamos em galões de café para nos manter de pé. A cafeína pode nos manter acordados, mas alertas e responsivos é outra coisa.

Discuti o que tinha acontecido com o pessoal de solo e os outros dois pilotos, sendo que todos eles disseram que tinham pensado em parar, mas ninguém queriam ser “o fracote”. Todos nós concordamos em manter mais atenção em nosso nível coletivo de cansaço, e após isso nunca mais tivemos constrangimento de dizer “não”.

A Gravidade Específica Sempre Ganha 

Como aprendemos na física do segundo grau, gravidade específica se refere ao peso de um líquido comparado com o peso da mesma quantidade de água. Dado que um litro de água pesa cerca de um quilograma, um litro de um fertilizante líquido com uma gravidade específica de 1,285 pesará 1,285 quilos.

Parece não ser grande coisa, até que você enche um hopper. A maioria das caldas de defensivos tem aproximadamente o mesmo peso da água pura. Se você estiver usando 1.360 litros como uma carga padrão, ela pesaria 1.360 quilos. O mesmo volume de fertilizante líquido pesará 1.360 X 1,285 = 1.747,6, ou seja, o equivalente a 1.747,6 litros de água!

Pensa na surpresa que você teria tentando decolar com essa carga. Ela certamente chamou minha atenção quando eu estava fazendo exatamente isso em um Thrush S2R de 600 HP. Eu imediatamente notei que algo estava errado, pela aceleração lenta. primeiro pensei que eu tinha perdido um cilindro do motor, e abortei a decolagem. Após voltar para o pátio de carregamento, dei uma olhada no rótulo do produto, e lá estava uma gravidade específica de 1,285. Depois de passar o susto, tiramos 300 litros do hopper (reduzindo o peso para 1.361,5 Kg) e passamos a usar esta carga como padrão para aquele produto.

Pegando por Trás

Qualquer um que tenha pego uma tesoura de vento a baixa altura conhece essa surpresa em voo. Você começa voando no “tiro” com um fraco vento de cauda, e ao subir no final da lavoura, sua velocidade rapidamente cai quando você entra em um vento de cauda bem mais forte. Os controles amolecem e você se vê desconfortavelmente perto do estol, e um pouco surpreendido pela situação.

Uma tática para se tentar evitar essa situação é criar o hábito de observar o movimento dos galhos no topo das árvores próximas à lavoura. Se eles estiverem bem agitados e o vento de superfície for fraco, inicie sua aplicação com um grau extra de cautela. Avise os demais colegas pilotos e tire um minuto para avaliar a situação. Se parecer muito crítico, considere encerrar a operação do dia.

Há muitas outras situações similares que podem realmente resultar em alguns momentos de surpresa –  do tipo que você não gosta. Inversões térmicas. Linhas de árvores ocultando redes elétricas. Ofuscamento pelo sol. Perda de potência a baixa altura. Os desafios são muitos, mas permanecendo alerta, mantendo estritos princípios de voo seguro e criando o hábito de compartilhar os momentos de surpresa com outros colegas, você já ajudará muito a garantir que todas as operações sejam seguras e efetivas.

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