InícioArtigos de DestaqueRetrospectiva 2024

Retrospectiva 2024

Como é tradição aqui em AgAir Update, nossa edição de janeiro é dedicada a uma retrospectiva dos artigos das onze edições do ano anterior, de fevereiro a dezembro. Este ano, além dos QR Codes para você acessar o respectivo conteúdo integral, em seu smartphone ou tablet, também incluímos links para facilitar o acesso para os leitores de nossa edição digital.

Fevereiro

Abrimos o mês de fevereiro com a história de como um investimento bilionário – a compra de um Ipanema EMB-200 com hélice de passo fixo, usado, ao preço de um bilhão de cruzeiros devido à hiperinflação que assolava o Brasil na época – deu início à história de muito trabalho que resultou no trio de empresas dos irmãos Rolemberg e Gutembergue Vidotti: Viagro, Vimaer e Volare, hoje sediadas em Londrina, no Paraná. Enquanto que a Vimaer consiste em uma oficina aeronáutica e a Volare em uma escola de voo, a Viagro hoje opera quatro Air Tractors AT-502B, dois Air Tractors AT-401B de motor radial e dois Ipanemas EMB-202 em suas três bases remotas: Rondon, Maringá e Paranacity. 

Março

Em nossa edição de março, trouxemos a história de superação do casal Arnaldo Euclides Borges e Silvana Coppo Borges, que operam a Ivaí Aeroagrícola. Originalmente voando quase 100% para engenhos de cana-de-açúcar, eles foram atingidos em cheio pela crise que assolou aquele mercado em 2014, justo após darem o grande passo de investir na aquisição de um Air Tractor AT-402B financiado. Porém, o casal não esmoreceu, e com muito trabalho e criatividade, buscaram uma nova clientela em produtores locais de outras culturas. Tiveram tanto sucesso nisso que, quando a crise da cana-de-açúcar passou, além de manter o AT-402B eles tinham os recursos para investir em dois Thrush 510P novos, para voltar a atender os engenhos de cana, sem abandonar a nova clientela que criaram. Antes mesmo desta crise, o casal já tinha mostrado seu espírito inovador ao obter para a Ivaí Aeroagrícola a Certificação ISO 9001.

Abril

Em abril, trouxemos a história de Mário Ferreira de Souza, um produtor rural tão apaixonado por aviões que montou uma empresa aeroagrícola, a Ferreira & Souza Aeroagrícola, para tratar de suas lavouras e fornecer serviços de aplicação aérea para terceiros. Mário e seu filho João Paulo Ferreira de Souza, tiveram um estremecimento em sua relação pai-filho quando João Paulo decidiu ir para a faculdade cursar ciências da computação. Seis meses depois, João mudou de ideia e passou a fazer suas licenças de  piloto, até completar seu CAVAG. Hoje, os dois trabalham mais unidos do que nunca, operando dois Ipanemas EMB-202 absolutamente impecáveis, assim como todas as instalações de sua base em Boa Esperança, Paraná.

Maio

Para nossa edição de maio, visitamos a DB Agricultura e Pecuária, cuja sede administrativa fica em Patos de Minas, MG. Operando inicialmente como uma suinocultura, esta empresa da família Bruxel começou na agricultura plantando milho para servir de ração para seus suínos de genética Danbred. Logo perceberam que a aplicação aérea era fundamental para o sucesso da cultura do milho, assim passaram a operar um Ipanema EMB-202 novo. O resultado foi tão bom que decidiram expandir a parte agrícola. Alavancando a produção agrícola através da aplicação aérea, hoje a DB planta mais de dez culturas diferentes em 13 fazendas, todas planejadas para a máxima eficiência do uso de seus dois Air Tractors, um AT-502XP e um AT-402B.

Junho

Em junho de 2024, a fabricante americana Air Tractor completou seus 50 anos de existência, e não podíamos deixar de homenageá-la em nossa capa. Projetado inteiramente por Leland Snow, e construído por ele com a ajuda de quatro empregados, o Air Tractor AT-300 número 1 foi o primeiro dos mais de 4.000 aviões produzidos pela empresa até hoje, fazendo da Air Tractor a maior fabricante mundial de aviões agrícolas.

Julho

Na edição de julho, contamos a história da Águas Claras Aviação Agrícola, de Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, empresa que foi fundada por Adonis Mazutti Correa em 1993 com dois Piper Pawnees e chegou a ser uma das pioneiras na operação de aviões turbo-hélice no Brasil, com a compra do quarto Air Tractor AT-402A importado para o país. Adonis vendeu a empresa em 2004 para se dedicar à atividade de produtor rural, e depois a comprou de volta em 2008, junto com seu amigo e novo sócio Daniel Tomazin. Recomeçando quase do zero, os sócios priorizaram seus investimentos em equipamento e aproveitaram a mudança do perfil agrícola da região, de plantações de soja e milho para grandes usinas de cana-de-açúcar, para fazer a empresa crescer. Hoje a Águas Claras opera três Air Tractors, um AT-502XP e dois AT-502B.

Agosto

A maior parte das empresas de aviação agrícola costuma ser fruto do sonho e do trabalho de um piloto agrícola que decide empreender. A história do grupo empresarial de João Gonçalves Júnior, mais conhecido como “Júnior” – Precisão Aeroagrícola, Jaíba Aviação Agrícola e Precisão Abastecimentos – é uma exceção, como mostramos em nossa edição de agosto; Júnior não é detentor de nenhuma licença de piloto. Mas isso não o impediu de construir uma das maiores aeroagrícolas do país! Iniciando em 2000 com um Cessna Agtruck e dois Gippsland GA200, quando de nossa visita empresa operava 17 Ipanemas, oito Air Tractors, um Thrush 510P, um PZL-Mielec M18B Dromader e um Robinson R44. Com sua sede administrativa no Aeroporto de Catalão, Goiás, as aeronaves do Grupo Precisão operam a partir de cinco bases distribuídas nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Setembro

A capa de nossa edição de setembro não poderia deixar de ser o excelente Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2024, o qual também foi o Congresso Mercosul 2024, dentro do sistema de rotação estabelecido entre as associações nacionais de aviação agrícola dos três principais países do Mercosul, Sindag, FeArCA (Argentina) e ANEPA (Uruguai). Nem o calor de 40°, nem a fumaça das queimadas que assolaram o país naquele mês impediram os 4.851 visitantes de percorrer os estandes dos 224 expositores no Aeroporto de Santo do Leverger, próximo a Cuiabá, Mato Grosso. O local será novamente sede do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2025, de 19 a 21 de agosto de 2025. Marque na sua agenda e planeje sua participação!

Outubro

Uma empresa que escolheu crescer ao “modo americano”, como explicou o piloto, empresário e ativista (no bom sentido) Nelson Antônio Paim, a Tucano Aviação Agrícola, fundada por ele em 1996, em Primavera do Leste, sempre buscou crescer aumentando o porte, e não o número de seus aviões. Assim, após iniciar operando com aviões a pistão como Ipanema e Piper Brave, a Tucano Aviação Agrícola foi pioneira em operar aviões de grande porte e à turbina em Primavera do Leste, tendo passado pelos Air Tractor de modelos AT-401B (de motor radial), AT-402B, AT-502B e tendo até operado um AT-802F de combate a incêndios em parceria com duas outras empresas. Também conhecido no meio como “Poxoréu” pela cidade onde reside, Nelson Paim foi vice-presidente e presidente do Sindag, de 2009 a 2016, e em 2016 se elegeu prefeito de Poxoréu, sendo reeleito em 2020. Uma empresa familiar, operada por Nelson e seu irmão Eroci, a Tucano Aviação Agrícola hoje voa dois Air Tractors – um AT-402A e um AT-502B – e um Ipanema. A aeroagrícola divide seu espaço no aeroporto de Primavera do Leste com outra empresa da família, a DGPS & Cia do outro irmão de Nelson, Miguel Paim.

Novembro

Maior avião agrícola do mundo, com seu peso máximo de 7.257 kg, o Air Tractor AT-802 demanda um Certificado de Habilitação Técnica específico para sua operação. Nosso autor contribuinte Martín da Costa Porto foi do Uruguai à Botucatu, São Paulo, para contar aos nossos leitores como é o curso da AeroGlobo Aeronaves para o AT-802, realizado em um simulador de última geração. A experiência de Martín como veterano piloto e instrutor de aviação agrícola o tornou especialmente qualificado para avaliar o curso da AeroGlobo.

Dezembro

Encerramos o ano trazendo a história da Aurora Aviação Agrícola, sediada em Deciolândia, uma pequena cidade próxima a Tangará da Serra, Mato Grosso. A Aurora Aviação Agrícola é fruto da união das experiências de Iran Brandolt da Silva, veterano piloto agrícola, e de sua esposa Keila Brunetta, cuja família anteriormente operava a Itaquerê Aero Agrícola no mesmo local. Fundada em 2013 com um Ipanema 202, o trabalho conjunto do casal, focado na qualidade de seus serviços para fidelizar a clientela, fez a empresa evoluir para a atual frota de três Air Tractors – um AT-502 e dois AT-402B – e dois Ipanemas 202. 

Em 2025, continuaremos a trazer para você, caro leitor, o melhor conteúdo da aviação agrícola, local e internacional, com o apoio de nossos anunciantes, que lhe permitem ter esta assinatura de forma gratuita. Não deixe de nos acompanhar, através de nosso website agairupdate.com.br, de nossas redes sociais (Facebook e Instagram), e por nossas edições impressas!

RELATED ARTICLES

Most Popular