InícioBrasilResenha de Livro: Um Pedreiro Acima das Nuvens

Resenha de Livro: Um Pedreiro Acima das Nuvens

Francisco de Moura Pereira é talvez o mais prolífico autor na área de aviação agrícola.

Piloto agrícola veterano, formado no CAVAG da Fazenda Ipanema de 1984 e hoje aposentado, Francisco escreveu “Voando no Algodão”, “O Tempo e o Pasto” e as “Aventuras de um Matabixo”, livros de ficção baseados em suas experiências pessoais. Aí, tomou gosto pelas letras e escreveu “Do Paraná ao Mato Grosso em Voo Rasante”, uma coletânea de histórias vividas por ele em sua longa carreira na aviação agrícola. Agora Francisco nos traz novas histórias em “Um Pedreiro Acima das Nuvens – Da colher ao manche, uma longa trajetória”.

Nesta nova obra, após relatar brevemente sua luta para se formar piloto e instrutor do Aeroclube de Sorocaba, Francisco nos conta histórias que viveu na aviação executiva, atividade que exerceu durante muitas de suas entressafras. Com seu estilo direto e franco, Francisco conta aventuras que viveu voando um Piper Navajo, inicialmente como copiloto e depois comandante, na década de 1990. Muitas delas em uma época em que nem sequer GPS para navegação tínhamos; encontrar uma pista no interior que não tivesse um rádio-auxílio (NDB ou VOR) e com a qual não se estivesse familiarizado era muitas vezes em si já uma aventura.

Para os veteranos, as histórias de Francisco neste livro trarão à memória uma época em que quase toda cidade do interior tinha um aeroclube, ou pelo menos uma pista de pouso que os locais chamavam orgulhosamente de “aeroporto”, onde frequentemente pousavam aviões da Piper, Cessna, Beech e outras marcas, mono e bimotores, de vários modelos, após fazer uma passagem meio baixa sobre a praça da cidade para chamar um táxi local para buscar seus passageiros. Uma época saudosa, na qual a aviação era bem mais variada e colorida.

Excelentes opções de leitura para entressafra que se aproxima, os livros de Francisco de Moura Pereira podem ser adquiridos direto com o autor, pelo e-mail [email protected] ou pelo celular (13) 99765-1116.

RELATED ARTICLES

Most Popular