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Escassez de Motores Radiais – Procuram-se Investidores

Pela primeira vez desde o início dos anos 1970, parece que estamos por ficar sem motores radiais revisados. Em outubro do ano passado a Sun Air Parts tinha dois R-985, um R-1830, um R-1340 com caixa de redução, e um R-2800CB3 em estoque. Temos 20 cárteres para revisão e sete motores de clientes já pagos terminando revisão.

Nove anos atrás, tínhamos 39 motores revisados na oficina. Agora costumamos ter 20.

Quando comecei a trabalhar com motores radiais Pratt & Whitney, ainda na escola, havia nove oficinas de revisão de motores só no Condado de Los Angeles, Califórnia; cerca de 20 em todo o estado da Califórnia, e provavelmente umas 100 nos Estados Unidos. Nós exportávamos peças para outras 50 oficinas em todo o mundo.

Nestes últimos anos, as seguintes oficinas fecharam::Aero Engines, Airborne Overhaul, Aircraft Cylinder & Turbine, Global Radials, Abbott, Dallas Aero, Precision Engines, Sea Air, Airmotive Inc, Rudy Blakey, Garside, Aircraft Engine Service, Kenmore e outras. Hoje, há menos de 10 oficinas de revisão de motores radiais nos Estados Unidos

Se você está pensando em restaurar um avião da Segunda Guerra, prepare-se para esperar na fila entre 8 a 14 meses para receber um motor, se você encomendá-lo hoje. Deixe para mais tarde e vai ficar ainda pior.

Empresas aeroagrícolas estão tendo de migrar de aviões com motores radiais R-1340 para turbinas porque elas não podem esperar de 8 a 12 meses por uma revisão de motor, e ninguém tem motores prontos disponíveis hoje; alguns até pararam de vender motores revisados. A Aero Recip parou de revisar motores R-1340s e R-1830s. A Tulsa e a Younkin tem filas de espera de 8 a 12 meses.

A ajuda está a caminho!

A Sun Air Parts, junto com a Chester Roberts Supply e a Everts Air Cargo, doaram ferramental, máquinas, uma bancada de teste nova em folha e forneceram ajuda financeira para o sr. Roger Edwards, de Yuba City, Califórnia. Roger tem um terreno e um hangar grande, e começou o processo com a FAA e o estado da Califórnia para abrir uma nova oficina de revisão de motores, chamada California Aero Engines.

Roger planeja revisar motores R-985, R-1340, R-1830, e R-2800 da Pratt & Whitney (e também os R2000 se necessário). Se tudo correr bem, eles poderão expandir para incluir motores da Curtiss Wright posteriormente. Russel e Chet Roberts, da Chester Roberts Supply (CRS) recentemente adquiriram a Aircraft Cylinder Sales de Waco, Texas. A CRS está no processo de mudar o equipamento e ferramental necessário da oficina para Yuba City.

Em novembro, mudamos a bancada de teste de Washington para Yuba City. Trata-se de uma bancada de teste nova, no estado da arte, construída pela Precision Engines antes dela encerrar as atividades. O motivo desse artigo é que estamos procurando por um investidor. Nós três não temos interesse em ser proprietários da California Aero Engines. Só queremos mais uma oficina para nos dar apoio, revisar nossos motores e crescer. Nós três podemos suprir mais cárteres de motores radiais do que qualquer um poderia revisar em um ano.

Se alguém estiver interessado, por favor entre em contato para discutir detalhes. Há serviço de sobra para fazer, e com o suprimento de cárteres e peças de motores vindos da Sun Air Parts, da Chester Roberts Supply, e da Everts, a California Aero Engines será um sucesso..

por D.P. Nobile, Presidente da Sun Air Parts, Inc.

www.sunairparts.com

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