O programa FireGuard da Guarda Nacional ajudou membros da Guarda na Califórnia e no Colorado a detectar e responder a incêndios florestais, salvando vidas e propriedades desde o início do programa piloto em 2019.
O FireGuard usa satélites militares com o Centro Nacional de Interdepartamental de Incêndios, o Serviço Florestal dos EUA e a capacidade Firefly do Departamento Nacional de Inteligência Geoespacial para detectar incêndios florestais, notificar autoridades e criar produtos para disseminar nas redes de combate a incêndios em todo o país.
O FireGuard usa o mesmo algoritmo do Firefly, embora seja mais filtrado e “higienizado” em produtos não classificados, disse o major do Exército Jan Bender, comandante da equipe FireGuard da Guarda Nacional da Califórnia.
“Ele complementa e ajuda a completar a imagem no terreno para os parceiros de combate a incêndios florestais”, disse Bender. “Somos uma das primeiras ferramentas de conscientização e avaliação de incidentes que oferece uma visualização aérea das detecções iniciais de incêndios florestais e avaliações contínuas. Há uma série de ferramentas que entram em ação quando um incêndio se torna um incidente maior, mas muitas vezes, os bombeiros não são capazes de alavancar essas ferramentas até que o incidente tenha um tamanho significativo”.
Ele disse que é aí que o FireGuard se torna um divisor de águas.
“Em nosso programa”, disse ele, “nos destacamos nas detecções iniciais de incêndios florestais em locais remotos em diferentes horários”.
O programa FireGuard inclui duas equipes de analistas de inteligência da Força Aérea e da Guarda Nacional do Exército, uma na Califórnia e outra no Colorado, que usam o algoritmo Firefly do NGA (Departamento Nacional de Inteligência Geoespacial) para ajudar a interpretar dados de várias fontes e sensores, incluindo imagens de satélites e drones. Essas informações produzidas pelo FireGuard ajudam a gerar mapas aéreos com polígonos colocados no topo que representam as áreas afetadas pelo incêndio. Eles fornecem à comunidade de combate a incêndio atualizações desses produtos a cada 15 minutos, disse Bender.
Em 2021, os incêndios florestais destruíram quase 7.770 quilômetros quadrados na Califórnia, disse Phillip SeLegue, segundo em comando do Departamento de Florestas e Proteção Contra Incêndios da Califórnia. As ferramentas FireGuard melhoraram a capacidade dos quase 15.000 bombeiros no local de realizar seu trabalho, permitindo que eles detectassem melhor a propagação desses incêndios.
“Um dos componentes mais críticos para salvar vidas e propriedades durante incêndios de rápida escalada é ser capaz de tomar decisões com base em uma consciência situacional precisa e confiável”, disse Mike Morgan, diretor da Divisão de Controle e Prevenção de Incêndios do Colorado.
Os ventos fortes impediram o sobrevoo tripulado durante o incêndio Marshall de 2021 no condado de Boulder, Colorado, que queimou mais de 2.428 hectares. A equipe FireGuard forneceu os únicos produtos disponíveis aos parceiros durante as oito horas iniciais do incidente, facilitando a evacuação de cerca de 35.000 pessoas.
Morgan disse que sem as informações fornecidas pela Força-Tarefa FireGuard, a consciência situacional em todos os níveis teria sido significativamente degradada.
“Nos últimos dois anos, o programa FireGuard gerou mais de 47.000 produtos geoespaciais em mais de 3.500 incêndios nos Estados Unidos”, disse Peter Vidmar, chefe da unidade de inteligência da Divisão de Controle e Prevenção de Incêndios do Colorado.
Vidmar apresenta o FireGuard como um programa projetado para padrões climáticos que apresentam mudanças rápidas.
“Isso fala tanto da natureza persistente do suporte do FireGuard quanto da escala do problema de incêndio em todo o país”, disse ele. “Com condições climáticas mais extremas, o aumento da exposição da interface urbana da floresta e o conceito de um ano de incêndio em vez de uma temporada de incêndio, a clareza precoce e a consciência situacional que o FireGuard fornece ajudam a preencher uma lacuna de capacidade.”
Os membros da guarda têm as autorizações de segurança necessárias e treinamento em operações domésticas para apoiar a missão do FireGuard, disse o coronel do Exército William DiProfio, chefe do estado-maior conjunto da Guarda Nacional do Colorado.
“O FireGuard tornou-se parte integrante do nosso portfólio de operações domésticas”, disse ele. “Nossa Força-Tarefa está fornecendo detecção precoce de incêndios florestais em nível nacional, algo que não existia até agora.”