Eu sabia que você tinha problemas na hora em que você entrou. Desculpem, este pai não conseguiu resistir a fazer uma piada com uma música da Taylor Swift. Achei que minhas filhas iriam gostar. Quando se trata de problema, não tenho dificuldades em achá-los, exceto quando se trata de diagnosticar uma pane. Para isso, tento usar uma técnica bem sensata, e aqui vão algumas coisas essenciais para se ter em mente quando uma pane aparece.
Há algumas orientações espalhadas pelo manual de manutenção do motor que irão lhe ajudar quando você tiver uma pane. Também há alguns outros recursos disponíveis que você pode utilizar. A Pratt & Whitney Canada oferece a você o C-First, que é um serviço global que funciona 24 horas por dia. Além disso, há uma rede mundial de gerentes de apoio ao cliente a disposição. Se você não conhece o seu gerente de serviços, eu sugiro que você descubra quem ele é e fale com ele. Eles estão lá para ajudar, e tem sido de grande valia para mim, ao longo destes anos. Também disponível está a rede de serviços globais; é aqui que a Covington Aircraft Engines é seu recurso em parceria com a Pratt & Whitney Canada. Há uma grande rede de pessoas disponíveis para lhe ajudar se você tiver alguma dúvida.
Uma das habilidades principais que você precisa ter é ser capaz de identificar e relatar os problemas que você está tendo. É aqui que um pouco de informação ajuda muito. Recebo uma grande variedade de ligações, em função de vários problemas que surgem. Motores estão funcionando “quentes” ou não estão dando toda a potência. A pressão do óleo está muito alta ou muito baixa. A hélice está disparando. Uma das melhores partes do meu trabalho é não saber o que o dia (ou a noite) irá trazer. Precisamos conversar sobre o sistema de indicação e sobre como a pane surgiu. Isto irá ajudar a determinar o caminho para a solução do problema.
Como escrevi no início, tento usar uma técnica de bom senso para diagnosticar uma pane. Imagine, por exemplo, que seu motor passou por uma manutenção e algo mudou em seu desempenho. Eu sempre começo pelo que mudou entre o momento em que o motor estava funcionando bem e a situação de agora. Fizeram alguma regulagem? Ocorreu uma troca de filtro? O que poderia ter levado à situação atual?
Vamos começar com o sistema de lubrificação. Problemas no sistema de lubrificação podem ser de dois tipos, pressão ou temperatura do óleo. Se você está tendo problemas com a pressão do óleo (p.ex., baixa pressão, alta pressão ou flutuações da pressão) o primeiro passo é checar o nível do óleo e o sistema de indicação. O filtro de óleo pode influenciar na pressão do óleo. Em problemas de temperatura de óleo, devemos considerar o radiador de óleo, suas ventoinhas e quanto tempo se passa com o motor funcionando com a hélice embandeirada. Estas são coisas simples a se verificar antes de se passar a analisar a parte interna do motor.
A pressão do óleo também pode influenciar no sistema de torque. Se você está tendo um problema com o torque, muito baixo ou muito alto, você deve se certificar de que a pressão do óleo não é o problema. Às vezes, um indicador de torque defeituoso pode fazer todos os parâmetros do motor aparentarem estar acima ou abaixo do normal. Isto é fácil de entender, porque você ajusta tudo a partir da referência do torque. Você sempre deve verificar o sistema de indicadores, para ter certeza de que as leituras que você está vendo estão corretas.
Outro sistema de indicação é o da temperatura interna do motor. Do ponto de vista da manutenção, chamamos este de sistema T-5 ou ITT, o nome vindo de onde a temperatura é medida no motor. Mais uma vez, o primeiro passo é verificar o indicador. Podemos ter leituras de temperatura T-5 acima ou abaixo do normal, erráticas, ou até mesmo nenhuma indicação. Tenha em mente que problemas com a T-5 afetam apenas a indicação de temperatura. Se outros parâmetros do motor também estiverem anormais, o problema poderá não ser o sistema de indicação da temperatura interna.
As seções quente e de compressão (fria) de seu motor também podem ter problemas que podem afetar as indicações de T5 e de torque. Por exemplo, se você estiver tendo um problema na seção quente, ele geralmente irá causar uma redução na rotação do compressor (Ng). Pode não ser sempre o caso, senão seria fácil demais. Na maior parte dos casos, isso acontece junto com um aumento na T5 e no consumo de combustível. Problemas de seção fria geralmente irão resultar em elevação da Ng, junto com a ITT e o fuel flow.
Operacionalmente, também devemos verificar a controladora de combustível e a hélice. Problemas de parâmetros disparando ou flutuando geralmente caem nesta categoria. Precisamos nos certificar e fazer tantos testes e avaliações quanto possível. Alguns destes componentes podem ser bem caros, assim identificar o problema é chave para se gastar dinheiro da melhor forma possível. Muitas conversas começaram com “eu tenho um problema na controladora de combustível” só para se descobrir depois que era alguma outra coisa. Eu sugiro que nunca se jogue dinheiro de forma impensada em um motor, para ver se ele fica bom.
Se você se ver precisando de ajuda, sugiro que busque e use os recursos que tem à sua disposição. Identificar e sanar uma pane é algo que gera uma grande sensação de satisfação. Lembre-se do primeiro verso da música de Taylor Swift que eu usei para começar este artigo, “Once upon a time, a few mistakes ago” (“Era uma vez, alguns erros atrás”). Ao usar as ferramentas que estão a sua disposição, espera-se que possamos evitar de cometer alguns desses erros.
Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.