InícioHEALTHPilotos Agrícolas se Aventurando na Literatura

Pilotos Agrícolas se Aventurando na Literatura

Pilotos Agrícolas se Aventurando na Literatura

 

A relação entre a aviação e a literatura é antiga; um dos escritores mais conhecidos e citados no mundo também foi um destacado piloto, Antoine de Saint-Exupéry. A aviação agrícola, porém, parecia ser uma exceção, já que exceto por alguns livros técnicos e históricos (como o “Low & Slow” que estamos publicando em partes mensais), os pilotos agrícolas aparentemente não se interessavam muito em pegar na caneta para escrever suas histórias.

 

Recentemente, porém, nós aqui em AgAir Update travamos contato com três pilotos agrícolas que decidiram se aventurar na literatura.

 

Francisco de Moura Pereira, um piloto agrícola aposentado, escreveu não apenas um mas três livros: “Voando no Algodão”, “O Tempo e o Pasto” e as “Aventuras de um Matabixo”. Todos são livros de ficção, mas baseados nas experiências pessoais do autor. Podem ser adquiridos direto com o autor, pelo e-mail [email protected] ou pelo celular (13) 99765-1116

 

André Oscar Schneider é um veterano piloto agrícola e empresário, atualmente sócio na Stilo Aviação Agrícola, em Tapes, RS. Ele escreveu um livro sobre suas experiências na aviação, de seus anos de “manicaca” no aeroclube até chegar à piloto agrícola e empresário, intitulado  “Voar, Uma Paixão”. Neste livro, ele conta essa trajetória de uma maneira muito franca. Você pode encontrar seu livro em várias livrarias da Internet, incluindo a Amazon.com.br, Americanas.com, clubedeautores.com.br, etc.

 

Teomar Benito Ceretta, um piloto agrícola que se aposentou após 33 safras e que também é formado em geografia, escreveu “Nas Asas da Linha do Tempo”, uma história da empresa francesa Aéropostale e seus pilotos, incluindo Saint-Exupéry, após minuciosa e extensa pesquisa. Ainda que não seja um livro sobre aviação agrícola, merece ser citado aqui por seu autor ter sido piloto agrícola e pelo excelente trabalho que fez, relatando os feitos épicos dos aviadores do Correio Aéreo Francês que deixaram suas marcas também no Brasil, de Pelotas (RS) a Natal (RN). É um excelente acréscimo à estante para os apaixonados pela história da aviação em geral. A terceira edição foi patrocinada pela Mirim Aviação Agrícola Ltda. e pelo eng. Agrônomo Eduardo Araújo, que gentilmente nos presenteou com uma cópia, mas você pode comprar a sua direto do autor, pelo celular (48) 99140-2958 ou pelo e-mail [email protected]. Ceretta, como piloto agrícola aposentado, trocou o manche pela caneta, e continua a navegação de outra forma. É colunista na Revista Aeromagazine e Membro Colaborador das Revistas IDEIAS EM DESTAQUE, no INCAER, e na Revista Aeronáutica. Na sua terra natal, é Membro Correspondente da Academia Centro Serra de Letras de Sobradinho (RS). No exterior, é Membro Correspondente no Brasil do Instituto de Investigaciónes Histórico Aeronáuticas de Chile (IIHACH). Na Argentina, é Membro da Academia Santos Dumont Argentina. No Uruguai, faz parte da Academia de História Aeronáutica de Uruguay.

 

Com o final da safra já chegando, ou tendo chegado para muitos, a leitura de um (ou mais) destes livros pode ser uma boa maneira de se passar os dias de folga da entressafra!

RELATED ARTICLES

Martín da Costa Porto

Sindag Text 1

SINDAG Text 2

Most Popular

Recent Comments