Quantos Anos Você Disse?
Aqui nos Estados Unidos está causando surpresa o número de pilotos que estão recebendo o prêmio “Master Pilot” da FAA, concedido à pilotos que atingem 50 anos de atividade. Parece que um número inédito de pilotos acaba de receber este prêmio, incluindo meu “velho” amigo Mark Gary, do Mississippi. Houve vários outros nos últimos dois meses. É como se a FAA tivesse segurado a premiação para depois concedê-la à vários pilotos agrícolas de uma vez só! Sei que eles não ficaram esperando até que os pilotos passassem da marca de 50 anos de voo para conceder o prêmio. Um bom exemplo é Mark. Caramba, ele tem muito mais do que 50 anos de voo!
Um funcionário da FAA entrou de mansinho no escritório de AgAir Update um mês atrás e me surpreendeu com o prêmio Master Pilot. Eu passei a marca de 50 anos de voo no último mês de agosto. A FAA chegar no seu escritório sem aviso é sempre um pouco preocupante. E desta vez, ainda mais para mim. Eu só vou ao escritório uma vez por semana, para pegar qualquer correspondência que possa ter chegado na minha velha escrivaninha. Simplesmente “aconteceu” que no mesmo dia em que eu fui, a FAA chegou e perguntou por mim.
A palavra “desconfiado” é a que melhor descreve meus meus sentimentos naquela hora. Nem mesmo a FAA é tão eficiente assim, para parecer justo na hora certa! Você adivinhou. Graham, meu filho, teve uma participação nisso. Ele coordenou a visita, me chamando em casa e dizendo que tinha um assunto importante para conversar. Se eu poderia estar no escritório às 11 horas da manhã? Claro que sim, o que mais eu teria para fazer?
Como qualquer piloto agrícola com 50 anos de experiência irá lhe contar, não foi fácil ficar fora das árvores e dos fios nestes anos todos. Cinquenta anos é bastante tempo para um piloto cometer vários erros, alguns deles o tipo de erro que te faz se dar conta de que aquele não era o seu dia de se encontrar com o Senhor. O quanto você aprende como estes erros torna o cruzamento da marca dos 50 anos possível, além de todos os outros desafios que a vida lhe apresenta.
Posso imaginar o que vocês, iniciantes pilotos agrícolas iniciantes com apenas 20 anos mais ou menos de aviação agrícola estão pensando (estou brincando). Você provavelmente acha que nós veteranos precisamos nos aposentar e sair do caminho. Em alguns casos você está correto, mas não em todos. Alguma coisa pode ser aprendida com quem derrotou as probabilidades por 50 anos. Todo piloto agrícola deveria ser afortunado assim. Caso você não tenha notado, eu não escrevi “ter essa sorte”. Você faz sua própria sorte, e nesse caso, ela se chama fortuna. Você não voa agrícola com segurança se não aderir a um estilo de pilotagem que tenha a maior probabilidade de te trazer de volta para casa ao final do dia.
Da próxima vez que você conversar com um veterano, dê a ele algum respeito e tente descobrir como ele chegou aonde está hoje. É quase certo que você irá aprender algo!
Como você sabe, conhecimento é poder. No nosso caso, o poder de tomar decisões bem embasadas quanto a nossos negócios e carreiras. Quando comecei esta publicação, mais de 40 anos atrás, eu pretendia que ela fosse um canal para transmitir fatos e informações para toda a aviação agrícola, como uma maneira para ajudar que todos aprendessem das experiências de outros – principalmente dos veteranos. Ainda penso assim. É por isso que convido você a fazer sua assinatura, caso você ainda não seja nosso assinante. Ela é gratuita para você, paga por nossos anunciantes. Confira as instruções para fazer a assinatura nesta edição e não perca esta oportunidade.
Até o mês que vem, Keep Turning…