Início Brasil Panorama Econômico – A Maior Inflação Acumulada dos Últimos Anos da Aviação...

Panorama Econômico – A Maior Inflação Acumulada dos Últimos Anos da Aviação Agrícola

Acumulado de 18,95% em 2024 

O Índice de Inflação da Aviação Agrícola (IAVAG) registrou um avanço de 2,86% no mês de dezembro, acumulando 18,95% nos últimos doze meses.

Com base nos cálculos referentes a variação dos indicadores que compõem o IAVAG, os combustíveis apresentaram maiores oscilações em seus preços registrando uma inflação, somente para os combustíveis, de 1,22%. O dólar e a inflação americana ficaram na segunda posição na contribuição do resultado, apresentando uma inflação de 0,54%, fechando com 0,19% para o INPC.

Nos últimos meses a variação no câmbio vem instigando o mercado devido a sua constante valorização frente ao real, culminando com isso uma série de medidas adotadas pelo Banco Central para conter esse avanço da moeda norte-americana. Por outro lado, a notícia de que a Opep – Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordou em estender os cortes voluntários de produção de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia por mais um mês, no caso até o fim de dezembro de 2024, trouxe aumento do valor do barril de petróleo, inflacionando o mundo.

Dados Econômicos

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está estimado a alcançar um percentual de 5,08%, ante a 5,00% a uma semana (21.01.2025), o câmbio está com uma previsão de R$ 6,00, se mantendo frente a última projeção feita, a SELIC também se manteve no patamar de 12,25% nesta análise do Bacen, a DLSP prevalece 66,95 (%PIB). Já a balança comercial está com uma perspectiva de queda, o mercado especula que sua redução caia para US$ 73,40 bilhões. Fazendo uma avaliação desses resultados, pode-se chegar em algumas conclusões do porquê esses dados serem alarmantes para a economia como um todo e como isso pode afetar vários setores, no qual será abordado mais especificamente o setor aero agrícola.

Entendendo o BACEN

O que o Bacen vem fazendo com o SELIC, taxa base de juros da economia do Brasil, elevando seu percentual em suas reuniões com o Comitê de Política Monetária (COPOM), estando agora em 12,25% ao ano, é uma estratégia de política monetária contracionista para intervir na inflação e impedir que ela chegue em níveis extrapolados, estando atualmente em 4,83%, ainda fora do intervalo da meta de tolerância que seria de 4,5%. Outros fatores também influenciaram para que a entidade optasse em aumentar seus juros base, como as incertezas econômicas do exterior.

De acordo com os cálculos das expectativas do percentual da DLSP, na qual se encontra em 66,95% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo este no valor de R$ 10,9 trilhões no ano, a DLSP pode chegar a atingir, usando desses dados como referência, um valor de R$ 7,2 trilhões em 2025. Isto, baseado no fato do governo gastar mais do que arrecada e ainda emitir títulos da dívida pública com promessas de rentabilidades altas, corroborando para um endividamento contínuo.

Medidas do Governo e a Exportação

Outra medida que o governo vem implementando para obter maiores receitas é a implementação de impostos, com isso vários setores da economia são impactados e com isso tendo que aumentar seus preços para cobrir esses custos ocasionados por essas medidas. O resultado disso gera uma cadeia de eventos, colaborando para o engajamento da inflação, juros, desvalorização do real, desestimulando o mercado e provocando um desaquecimento econômico.

A alta do dólar estimula as exportações, o que deveria levar a um crescimento dessas análises para o cenário econômico atual, o que por sua vez indicou uma queda nas projeções da Balança Comercial, sendo esta responsável pelas transações com outros países, quando o Brasil importa mais do que exporta, a tendência levaria para uma diminuição em seus resultados e gerando déficit na balança de pagamentos, o contrário ocasionaria um superávit nessas contas, comprovando que o país vem exportando mais do que importando.

As previsões apontaram que poderá haver uma redução na balança comercial para US$ 73,40 bilhões, ante US$ 73,95 bilhões há uma semana. Provavelmente isso ocorreu por conta das ofertas de dólares injetadas no mercado recentemente pelo Bacen com o intuito de frear a desvalorização do real perante o dólar, gerando hipóteses de que o câmbio possa vir a recuar novamente.

Conforme tudo o que foi abordado, os efeitos dessas análises para o setor aeroagrícola podem ocasionar um certo grau de impactos. Impactos estes que afetam tanto nas aquisições de equipamentos comprados de fora do Brasil, na composição do processo do setor, quanto no querosene de aviação que também é afetado por esses acontecimentos, assim como também o preço do etanol afetando diretamente na formação do preço do serviço.

Visite a página do IAVAG – Índice de Inflação da Aviação Agrícola e confira este indicador em tempo real. Clique aqui: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTEzMWMxMTgtNWQzMC00MzI5LWIwNGItYTVkODJiYTA5NjU4IiwidCI6ImQyNTYwZDc1LTI0MjYtNDRhZi04NzAxLTllNTAxODZlNDgxMSJ9

Exit mobile version