InícioHEALTHO Tanker 139 da Coulson se Acidenta na Austrália Ocidental

O Tanker 139 da Coulson se Acidenta na Austrália Ocidental

O Tanker 139 da Coulson se Acidenta na Austrália Ocidental

 

O Tanker 139 da Coulson, de matrícula N619SW, se acidentou ao combater fogos na Austrália Ocidental. O Tanker 139 estava na Austrália para a temporada do fogo como parte de um contrato de vários anos com o governo australiano.

 

Acredita-se que a aeronave estava em sua terceira missão do dia, operando a partir do aeroporto de Busselton, no estado da Austrália Ocidental, quando decolou às 15:30, hora local, para mais uma missão. Após alcançar 29 mil pés AGL, a aeronave desceu para 700 pés para lançar uma linha de retardante, de acordo com o rastreamento de voo, antes do acidente ocorrer aproximadamente às 16:16, hora local.

 

A aeronave atingiu o solo em uma área próxima ao Fitzgerald National Park, onde ambos os pilotos, os únicos tripulantes a bordo da aeronave, foram capazes de sair por si próprios dos destroços, antes de serem removidos por helicóptero para um aeroporto local e logo após transladados para um hospital de Perth pelo serviço dos Royal Flying Doctors, embora as primeiras notícias informem que ambos os pilotos apenas tiveram lesões leves no acidente.

 

A Coulson Aviation fez a segunda declaração logo após o acidente:

 

“Um dos nossos 737 FireLiner, o Tanker 139, operando na Austrália Ocidental, se envolveu em um acidente após ser enviado para um fogo na segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2023. A aeronave tinha dois tripulantes a bordo no momento do acidente.

 

Ambos os pilotos puderam sair andando do local do acidente e receberam cuidados médicos. Nossos pensamentos e nossa preocupação imediata são com estes membros de nossa equipe e suas famílias.

 

Estamos muito gratos por estarem seguros os dois membros da equipe do Tanker 139.

 

Estamos oferecendo todo o apoio que podemos para nossas equipes locais e internacionais. Estamos gratos também pelo apoio sendo fornecido por nossos colegas da comunidade aeronáutica e de combate ao fogo na Austrália Ocidental.”

 

Este é o segundo acidente de uma aeronave da Coulson desde a perda de um de seus C-130 em Nova Gales do Sul, em 2019.

 

Como consequência do acidente, a Australian Transportation Safety Bureau (ATSB – Secretaria  Australiana de Segurança do Transporte) fez esta declaração:

 

A Australian Transportation Safety Bureau (ATSB) iniciou uma investigação da colisão com o solo de um Boeing Company 737-3H4, matrícula N619SW, no Fitzgerald River National Park, Austrália Ocidental, em 6 de fevereiro de 2023.

 

Aproximadamente às 16:16, hora local, enquanto conduzia operações de combate ao fogo, a aeronave colidiu com o solo após completar um lançamento de retardante de fogo. Os dois tripulantes a bordo saíram da aeronave com lesões leves, e a aeronave teve perda total.

 

A ATSB deslocou uma equipe de investigadores de acidente com experiência em operações aeronáuticas, manutenção, recuperação de dados e fatores humanos para o local do acidente, para iniciar a fase da investigação de coleta de indícios. O foco inicial da investigação será entrevistar a tripulação e testemunhas e recuperar e salvar dados dos dispositivos registradores de dados de voo e do gravador de voz da cabine. Outras atividades da investigação irão incluir um exame da aeronave e o mapeamento do local do acidente, a revisão dos registros de pilotagem e manutenção, de procedimentos de operação, dos arranjos de despacho e das condições meteorológicas e ambientais.

 

Ao longo das próximas semanas, a coleta de indícios irá permitir à ATSB determinar o escopo da investigação e ganhar uma melhor compreensão de sua linha de tempo.

 

Um relatório final será publicado quando da conclusão da investigação. Caso qualquer informação crítica para a segurança de voo seja descoberta a qualquer momento durante a investigação, a ATSB irá imediatamente notificar operadores e órgãos reguladores para que ações de segurança apropriadas sejam tomadas em tempo hábil.

 

O serviço de combate a fogos Rurais do estado de Nova Gales do Sul deslocou seu FireLiner 737  “Marie Bashir” para a Austrália Ocidental, para substituir o Tanker 139 pelo restante da temporada do fogo australiana, enquanto não for necessário seu uso em Nova Gales do Sul

 

Foto por Marty Wolin

RELATED ARTICLES

Martín da Costa Porto

Sindag Text 1

SINDAG Text 2

Most Popular

Recent Comments