InícioAerialFireO Tanker 139 da Coulson se Acidenta na Austrália Ocidental

O Tanker 139 da Coulson se Acidenta na Austrália Ocidental

O Tanker 139 da Coulson, de matrícula N619SW, se acidentou ao combater fogos na Austrália Ocidental. O Tanker 139 estava na Austrália para a temporada do fogo como parte de um contrato de vários anos com o governo australiano.

Acredita-se que a aeronave estava em sua terceira missão do dia, operando a partir do aeroporto de Busselton, no estado da Austrália Ocidental, quando decolou às 15:30, hora local, para mais uma missão. Após alcançar 29 mil pés AGL, a aeronave desceu para 700 pés para lançar uma linha de retardante, de acordo com o rastreamento de voo, antes do acidente ocorrer aproximadamente às 16:16, hora local.

A aeronave atingiu o solo em uma área próxima ao Fitzgerald National Park, onde ambos os pilotos, os únicos tripulantes a bordo da aeronave, foram capazes de sair por si próprios dos destroços, antes de serem removidos por helicóptero para um aeroporto local e logo após transladados para um hospital de Perth pelo serviço dos Royal Flying Doctors, embora as primeiras notícias informem que ambos os pilotos apenas tiveram lesões leves no acidente.

A Coulson Aviation fez a segunda declaração logo após o acidente:

“Um dos nossos 737 FireLiner, o Tanker 139, operando na Austrália Ocidental, se envolveu em um acidente após ser enviado para um fogo na segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2023. A aeronave tinha dois tripulantes a bordo no momento do acidente.

Ambos os pilotos puderam sair andando do local do acidente e receberam cuidados médicos. Nossos pensamentos e nossa preocupação imediata são com estes membros de nossa equipe e suas famílias.

Estamos muito gratos por estarem seguros os dois membros da equipe do Tanker 139.

Estamos oferecendo todo o apoio que podemos para nossas equipes locais e internacionais. Estamos gratos também pelo apoio sendo fornecido por nossos colegas da comunidade aeronáutica e de combate ao fogo na Austrália Ocidental.”

Este é o segundo acidente de uma aeronave da Coulson desde a perda de um de seus C-130 em Nova Gales do Sul, em 2019.

Como consequência do acidente, a Australian Transportation Safety Bureau (ATSB – Secretaria  Australiana de Segurança do Transporte) fez esta declaração:

A Australian Transportation Safety Bureau (ATSB) iniciou uma investigação da colisão com o solo de um Boeing Company 737-3H4, matrícula N619SW, no Fitzgerald River National Park, Austrália Ocidental, em 6 de fevereiro de 2023.

Aproximadamente às 16:16, hora local, enquanto conduzia operações de combate ao fogo, a aeronave colidiu com o solo após completar um lançamento de retardante de fogo. Os dois tripulantes a bordo saíram da aeronave com lesões leves, e a aeronave teve perda total.

A ATSB deslocou uma equipe de investigadores de acidente com experiência em operações aeronáuticas, manutenção, recuperação de dados e fatores humanos para o local do acidente, para iniciar a fase da investigação de coleta de indícios. O foco inicial da investigação será entrevistar a tripulação e testemunhas e recuperar e salvar dados dos dispositivos registradores de dados de voo e do gravador de voz da cabine. Outras atividades da investigação irão incluir um exame da aeronave e o mapeamento do local do acidente, a revisão dos registros de pilotagem e manutenção, de procedimentos de operação, dos arranjos de despacho e das condições meteorológicas e ambientais.

Ao longo das próximas semanas, a coleta de indícios irá permitir à ATSB determinar o escopo da investigação e ganhar uma melhor compreensão de sua linha de tempo.

Um relatório final será publicado quando da conclusão da investigação. Caso qualquer informação crítica para a segurança de voo seja descoberta a qualquer momento durante a investigação, a ATSB irá imediatamente notificar operadores e órgãos reguladores para que ações de segurança apropriadas sejam tomadas em tempo hábil.

O serviço de combate a fogos Rurais do estado de Nova Gales do Sul deslocou seu FireLiner 737  “Marie Bashir” para a Austrália Ocidental, para substituir o Tanker 139 pelo restante da temporada do fogo australiana, enquanto não for necessário seu uso em Nova Gales do Sul.

RELATED ARTICLES

Most Popular