Início HEALTH O Novo Sempre Vem?

O Novo Sempre Vem?

ALÉM DO VOO.

O NOVO SEMPRE VEM?

Por Larissa Wako

Acredito que muitos que acompanham essa revista são da época da saudosa aplicação com “bandeirinhas”; eram tempos mais simples e com a chegada do DGPS, essa atividade é considerada extinta. Hoje, a aviação agrícola se modernizou, aeronaves com mais capacidade, mais seguras, confortáveis, que estão acompanhando o crescimento do agronegócio brasileiro. Com isso, somos a segunda maior frota do mundo e possuímos diversos profissionais especializados e uma nova geração preparada para assumir o manche.

Mas como podemos administrar tudo isso? Com a transformação digital e a automação, vem a necessidade de melhorar os processos, contratar mais funcionários para o escritório e introduzir novos cursos e atualizações para a empresa. Com essas novas atividades necessárias na aviação agrícola, e com a introdução da nova geração, podem ocorrer algumas divergências na convivência do ambiente de trabalho.

Uma geração significa um grupo de pessoas que nasceram no mesmo período e que tem seus comportamentos e modelos mentais construídos pelas mesmas experiências, como por exemplo: cenários mundiais, filmes, jornalismo, música, brincadeiras, entre outros.

Algumas fontes se divergem quanto a classificação mas podemos definir as gerações dessa forma:

• Baby Boomers, nascidos entre 1945 a 1964

• Geração X, nascidos entre 1965 a 1984

• Geração Y ou millennials, nascidos no período de 1985 a 1999

• Geração Z, nascidos a partir de 2000

• Geração Alfa, nascidos a partir de 2010

Hoje, um ambiente de trabalho pode conter até quatro gerações distintas e essa diversidade precisa ser encarada com bons olhos.

Enquanto o piloto mais velho carrega a experiência e os bons conselhos para a carreira, o mais novo traz a facilidade com a tecnologia e a adaptabilidade ao novo. Uma experiência não descarta a outra, e o diálogo deve estar sempre presente como um mediador para possíveis divergências que o estilo de trabalho possa apresentar. O mesmo pode acontecer em empresas familiares quando é chegada a hora da sucessão, o mais novo tende a querer mudanças, mais agilidade e tecnologias, enquanto o antigo tende a ser mais conservador e a seguir pelo caminho que o levou até o sucesso.

A aviação agrícola é o mix dessa diversidade, enquanto ainda são necessários os comportamentos que levaram ao bom resultado, como a garra para o serviço, o ânimo em levantar-se cedo e a disposição para longas horas de serviço, que muitas vezes são longe de casa. Mas, também são necessários os comportamentos que chegaram com a nova geração, como a aprendizagem rápida para diversos modelos de DGPS e softwares, a utilização de redes sociais para promoção de forma saudável e a abertura para novas experiências.

Dessa forma, iremos caminhando para o futuro, para as novidades que o novo nos reserva, e quem se arrisca a prever quais serão as novas tecnologias e habilidades necessárias?

Exit mobile version